Oficinas de música, cinema, teatro, artesanato e circo foram realizadas durante o ano nas escolas e praças - Divulgação
Oficinas de música, cinema, teatro, artesanato e circo foram realizadas durante o ano nas escolas e praçasDivulgação
Por O Dia

O ano vai terminar com saldo positivo para alunos de 11 escolas da rede municipal de Itaguaí. Por meio do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, os estudantes produziram três curtas-metragens, quatro peças teatrais e espetáculos de circo e de música com instrumentos de percussão e metais. O resultado será exibido hoje na Praça Elvira Cicarino, em Vila Margarida.

Os alunos participam ativamente de toda preparação. Escrevem os roteiros, confeccionam os figurinos e gravam as cenas. No primeiro semestre foram criados pelo alunos os vídeos 'Bullying' e 'Pânico na Escola'. O primeiro retrata situações de bullying nas escolas (algumas até vividas pelos próprios alunos que escreveram o roteiro). O segundo vídeo, uma ficção que envolve comédia e suspense. O terceiro vídeo está em fase de finalização, intitulado 'Operação Mistério Fukamati', que vai contar uma história de suspense escrita pelos estudantes da Escola Municipal Fusao Fukamati, . 

Ao longo do ano, as escolas receberam oficinas gratuitas de teatro, música, artesanato, circo, artes plásticas, fotografia, música e vídeo. "A ideia é fomentar a cena cultural das escolas e levar aquilo que construímos com os jovens para as praças da cidade, buscando fortalecer também o trabalho já desenvolvido nas unidades pelos professores (de artes ou não). Unir, através das artes, as escolas públicas e as praças públicas, para dar protagonismo à juventude e à cultura da cidade", destacou um dos coordenadores do projeto, Marcos Galiña.

Sobre o Projeto

A iniciativa começou em 2018 para comemorar os 200 anos de Itaguaí. Em maio deste ano, o projeto voltou com trabalhos de música, teatro e dança nas praças e escolas da cidade.

Você pode gostar
Comentários