Campanha incentiva doação de sangue

Horário de coleta do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) será ampliado durante o mês de fevereiro

Por O Dia

Banco de sangue do HGNI necessita de 600 bolsas mensais, mas recebe, em média, 350 doadores
Banco de sangue do HGNI necessita de 600 bolsas mensais, mas recebe, em média, 350 doadores -

De amanhã até o dia 28 de fevereiro, o banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) vai ampliar o horário de funcionamento em uma hora. A coleta será das 7h30 às 13h30 - exceto fins de semana e feriado. O objetivo da mobilização é manter o estoque abastecido durante o mês, principalmente nas semanas que antecedem o Carnaval, quando as doações de sangue diminuem e aumenta a demanda por atendimentos na unidade de saúde.

Para manter o estoque abastecido, o HGNI necessita de 600 bolsas de sangue coletadas por mês, porém o banco de sangue recebe, em média, 350 doadores, cerca de 40% abaixo do ideal. De acordo com o diretor-médico, Lino Sieiro, durante o feriado do Carnaval o número de atendimentos a casos de trauma, como acidentados, feridos por armas de fogo e branca, além de agressões, que vêm de toda a Baixada Fluminense, costuma ser maior, assim como a utilização do sangue para procedimentos de urgência e de rotina.

"É um período onde, infelizmente, ocorrem mais acidentes e a violência aumenta. Isso faz com que a procura por atendimentos no hospital seja grande. Por isso, precisamos estar preparados com mais bolsas de sangue para termos uma reserva maior. É importante a doação, pois, muitas vezes, esse ato singelo é decisivo para salvar a vida de várias pessoas", destaca ele.

Em época de vacinação contra o sarampo, a pessoa que pretende doar sangue deve tomar tal atitude antes de ser imunizada. Caso contrário, deverá aguardar 30 dias para que novamente esteja apta a doar.

Localizado próximo à recepção geral do HGNI, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer 953, na Posse, o banco de sangue, único público da Baixada Fluminense e vinculado ao Hemorio, necessita de doações de todos os tipos sanguíneos. Além de abastecer o hospital, também fornece sangue à Maternidade Mariana Bulhões.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários