Centro de Tratamento para Covid-19, em Magé, será inaugurado hoje. São 30 leitos exclusivos para pacientes graves 
 - FOTOS DE Divulgação
Centro de Tratamento para Covid-19, em Magé, será inaugurado hoje. São 30 leitos exclusivos para pacientes graves FOTOS DE Divulgação
Por O Dia
O número de casos do novo coronavírus aumenta a cada dia na Baixada Fluminense e o cenário é preocupante. Juntas, as 13 cidades que formam a região têm 544 casos confirmados e 58 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).  A situação é pior em Duque de Caxias, que registra 30 mortes e 129 casos confirmados. Já Nova Iguaçu, é a que tem o maior número de casos confirmados (150) e 12 mortes. Para conseguir atender a demanda de casos, os municípios estão preparando leitos, UTIs e respiradores. Alguns, como Nova Iguaçu e Queimados, terão hospital de campanha. 
Para atender casos exclusivos de Covid-19, Nova Iguaçu conta com 20 leitos que podem se tornar de CTI, e 15 respiradores, no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Outros 25 leitos de UTI estão sendo preparados e devem entrar em operação até o final desta semana. Além disso, o município vai contar com um hospital de campanha com 200 leitos, que deve ficar pronto até 30 de abril, e outro modular com até 500 leitos.  
Publicidade
Em Belford Roxo, quatro unidades atendem pacientes com suspeita de coronavírus. O município tem 208 leitos, sendo 163 leitos clínicos, além 20 UTIs e 25 semi-intensivos, todos equipados com respiradores. 
Magé disponibiliza leitos com respiradores nas seis unidades de emergência que estão fazendo atendimento de pacientes como coronavírus. A partir da próxima semana, 30 leitos exclusivos para pacientes graves serão disponibilizados no Centro de Tratamento para a Covid-19, no distrito de Santo Aleixo. A unidade será inaugurada hoje.
Publicidade
Em Mesquita, foi montado um polo de atendimento exclusivo para casos de coronavírus. Os pacientes mais graves são encaminhados para a UPA de Edson Passos. Já Nilópolis, possui dez leitos, com cinco respiradores no Centro de Triagem e sete na UPA JK.
Em Paracambi, o Hospital Municipal Dr. Adalberto da Graça está em fase de ampliação e estão sendo preparados 10 leitos de retaguarda para atender os casos no município, além de uma unidade móvel para transferência de pacientes para a unidade de referência regional, e uma tenda do exército para triagem de casos foi montada. A cidade possui seis respiradores. 
Publicidade
A cidade de Queimados tem 20 leitos disponíveis na Unidade de Pronto Atendimento e mais 20 leitos pediátricos no Hospital Infantil. Além disso, um hospital de campanha está sendo montado com 30 leitos. Guapimirim possui seis leitos de enfermaria e um de UTI, e apenas um respirador.  Em Japeri, são 12 leitos e dois respiradores. Segundo a prefeitura, o município ganhará um hospital de campanha com 50 leitos e receberá também 15 respiradores.  
Em São João de Meriti, a UPA de Jardim Íris (emergência adulta) foi adaptada para receber os pacientes graves, com sete leitos completos e tenda de triagem externa. O posto de saúde do Sumaré tem 20 leitos completos (podendo chegar a 30), para pacientes estabilizados. A UPA de Éden (emergência infantil) também recebeu uma tenda externa para triagem e possui quatro leitos infantis completos e isolados.
Publicidade
 
CASOS POR CIDADE
Publicidade
Outros municípios da Baixada começam a elevar o número de casos. São João de Meriti já registra 68 casos. Belford Roxo vem em seguida com 54 casos confirmados. Em Mesquita, são 51 casos.  Logo atrás estão Magé, com 28 casos, Nilópolis com 24 e Queimados com 15. Paracambi possui oito casos e Itaguaí tem seis confirmados. Já Seropédica e Japeri registram quatro casos, cada. Guapimirim tem três casos.
São João de Meriti é a terceira cidade da região em número de óbitos, com cinco mortes. Em seguida, Belford Roxo e Magé têm três óbitos, cada. Itaguaí teve duas mortes. Queimados, Japeri e Mesquita tiveram um óbito, cada. 
Publicidade

 
Publicidade
ATENDIMENTO
MESQUITA
Publicidade
POLO DE ATENDIMENTO: Av. União 525- Santa Terezinha.
MAGÉ
Publicidade
CENTRO DE TRATAMENTO DE COVID-19: R. Laura Magalhães Teixeira 1.340- Santo Aleixo.
BELFORD ROXO
Publicidade
Unidade Mista do Lote Xv: R. Manuel Antônio da Costa- Pq dos Ferreiras.
UPA Bom Pastor: Estr. Belford Roxo, S/N- Bom Pastor.
Hospital Fluminense: R. Djalma Ribeiro de Andrade 5- Areia Branca. 
Hospital de B. Roxo: Av. Retiro da Imprensa 1013- Vila Medeiros.
NILÓPOLIS
Publicidade
UPA JK: R. Acle Sessim 111- Centro.
Centro Triagem: Rua Zezinho, 157- Centro.
Publicidade
PARACAMBI
Hospital Adalberto da Graça: Av. Jonas Leal 17 - Lajes.
Publicidade
SÃO JOÃO DE MERITI
UPA Jd. Íris: Av. Comendador Teles, s/n - Vilar dos Teles.
Publicidade
UPA Éden: Av. Dr. Roberto Silveira, s/n - Éden.
Posto Sumaré: Estr. das Pedrinhas - Jd Sumare.