Rio de Janeiro 03/04/2020 - Integrantes de ONG de super-heróis. Eles fazem ação PARA crianças de comunidades carentes.. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia - fotos Luciano Belford
Rio de Janeiro 03/04/2020 - Integrantes de ONG de super-heróis. Eles fazem ação PARA crianças de comunidades carentes.. Foto: Luciano Belford/Agencia O Diafotos Luciano Belford
Por O Dia

Em tempos de isolamento social e com as aulas presenciais suspensas, é cada vez mais difícil manter as crianças ocupadas e entretidas. Foi pensando em tornar este momento em algo mais leve e lúdico, que voluntários do Instituto Heróis e Princesas, de Nova Iguaçu, resolveram dar vida ao Homem Aranha, Hulk, Capitão América, princesa Aurora, Viúva Negra, Jasmine, Maui e tantos outros personagens. E através de lives e áudios a garotada se diverte e aprende.

O Instituto faz trabalhos comunitários como visitas a asilos, hospitais infantis, além de disponibilizar cursos gratuitos para crianças e adolescentes do bairro Palhada, em Nova Iguaçu. Com as atividade suspensas, o professor Felippe Lemos, 35, fundador do projeto, sentiu a necessidade de estar junto com as crianças.

"Fazemos um trabalho de contato direto, mas desde que começou a quarentena tivemos que suspender tudo. Fiquei pensando como seria difícil manter as crianças em casa e comecei a pensar como poderia ajudar e como poderíamos manter o contato. Aí tive a ideia dos áudios e lives. Os homens fazem vozes de heróis e as mulheres que ajudam no projeto imitam princesas", explica Felippe.

Funciona da seguinte maneira. O responsável pela criança informa o nome do pequeno e o herói preferido dela. Em seguida, o voluntário grava a mensagem de áudio e envia. "É uma emoção muito grande. As crianças ficam encantadas por estarem falando com seu herói, com o fato dele falar o nome dela como se a conhecesse. Elas realmente acreditam nesta magia toda", diz Felippe. Desde que começou, há três semanas, mais de 300 mensagens já foram enviadas.

Já as lives têm dias e horários fixos. Todas as segundas, quartas e sextas, às 18h30, um super-herói ou uma princesa aparece no perfil do grupo no Instagram para interagir com a garotada durante 15 minutos. Além de conversas, as crianças pintam, desenham os personagens e aprendem a tomar cuidados para se protegerem do coronavírus.

"Já fiz uma live de princesa e outra de Viúva Negra. A gente interage muito e elas contam que estão ficando em casa. A gente incentiva, pede para lavar as mãos e usar álcool em gel e obedecer aos pais. As crianças ficam eufóricas. Os pais também nos dão um retorno muito bom. Muitos me contaram que o filho fica na expectativa para ver e falar com a gente. É uma alegria, é muito gratificante", conta a comerciante Gleyce Bernardo, 26.

Para ter acesso ao áudio, basta mandar uma mensagem para o whatsApp do grupo o (21) 99253-6597, de 12h às 16h, de segunda a sexta-feira. As lives são transmitidas no Instagram @institutoheroieprincesas.

HQs PARA DOWNLOAD

Quadrinistas da Baixada Fluminense também entraram na onda de espalhar super-heróis por aí. O Capa Comics, um coletivo de histórias em quadrinhos de Duque de Caxias, está disponibilizando HQs para download gratuito.

A ideia surgiu depois que o impacto crescente do coronavírus começou a alterar a rotina das pessoas, além do adiamento e cancelamento de eventos.

"Acredito que o isolamento social seja importante neste momento e em uma conversa com amigos quadrinistas de São Paulo a ideia veio. É uma forma de contribuir para que as pessoas fiquem em casa e ao mesmo tempo a gente acaba divulgando nosso trabalho", conta o quadrinista Cristiano Ludgerio.

Ao todo, 12 histórias em quadrinhos foram disponibilizadas. A primeira edição foi uma criação especial para este período de quarentena, já outras são criações antigas do grupo, formado em 2013. Sempre seguindo a linha de heróis e vilões, disputas entre o bem o mal, o cenário é a Baixada Fluminense. E, para salvar os moradores da região, quem entra em cena são Detrito, Seu Joel, a Liga Tosca e o Homem da Capa Preta (mandachuva da região vivido por José Wilker nos cinemas que inspirou o nome do coletivo). Todos inspirados em alguma situação vivida por quem vive na região.

As histórias vão desde personagens infantis a HQs para adolescentes e adultos. "Disponibilizamos material que todos podem se identificar. Tem obras para pais lerem com filhos, para incentivar e estimular a leitura. Podem ser lidas no celular ou no computador, é bem fácil", explica Cristiano.

Os HQs podem ser baixados pelo link: http://capacomics.com/quadrinhos

Você pode gostar
Comentários