Voluntários da UFFRJ produzem álcool 70º - Divulgação
Voluntários da UFFRJ produzem álcool 70ºDivulgação
Por HUGO PERRUSO
Seropédica - Na luta contra o coronavírus, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vem contribuindo com a produção de álcool 70° INPM em seus laboratórios no campus de Seropédica. Um grupo de voluntários de institutos de Química já produziu mais de 5.200 litros, beneficiando a comunidade interna e também unidades de saúde da região.
A ideia inicial do grupo intitulado "70 Rural" era ajudar alunos que moram nos alojamentos e funcionários que não puderam suspender as atividades. Para isso, buscou-se doações em departamentos da UFRRJ que tinham o etanol 92,8° INPM, que é diluído com água deionizada até chegar a 70° (considerado eficaz para matar o vírus). Mas a adesão foi muito maior do que o esperado e mudou os rumos do projeto.
Publicidade
Na primeira semana foram produzidos mais de 1.200 litros de álcool 70°, o que possibilitou ajudar Seropédica e outros municípios. "A ação gerou uma corrente do bem, e foi possível fazer mais e doar a unidades de saúde. Resolvemos distribuir", explica a professora do Departamento de Química Fundamental, Clarissa Oliveira.
Com doações de insumos (álcool, embalagens, luvas, entre outros) feitas por departamentos e professores, a produção aumentou consideravelmente. E assim, 29 unidades de saúde de Seropédica receberam 265 litros. Também foram contempladas outras secretarias, Corpo de Bombeiros e as casas de repouso do município que solicitaram ajuda, além de redes de saúde de Itaguaí, Queimados, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, o Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, e dois batalhões da Polícia Militar, entre outros.
Publicidade
Ao todo, foram 4.130,3 litros de álcool 70° enviados para fora e 800,9 litros para dentro do campus da UFRRJ, até sexta-feira 24 de abril.
Para o álcool chegar onde é necessário, o "70 Rural" tem acompanhado de perto a logística. Um mapa de consumo das unidades de saúde dos municípios solicitantes é utilizado para calcular a quantidade por local e melhorar a distribuição. E outros critérios também estão sendo avaliados, como o número de infectados nas cidades.
Publicidade
Em tempos de isolamento social, esse processo é feito remotamente, e um funcionário da unidade de saúde contemplada marca visita para buscar o álcool produzido na Rural.
"É uma forma de mostrar como a universidade pública pode fazer a diferença junto à saúde pública. Conseguimos de uma maneira rápida", comemora Clarissa.
Publicidade
AUMENTO NA PRODUÇÃO
O grupo "70 Rural" planeja aumentar a produção e conta com grandes doações. Recentemente, a BR Distribuidora entregou 3 mil litros de álcool que foram destinados somente à limpeza de superfícies por possuírem resíduos de metanol e de hidrocarbonetos. A solução sanitizante está sendo distribuída às redes de saúde e à CUFA para higienização de paredes e vias.
Publicidade
Para arrecadação de recursos para adquirir os insumos,a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) é utilizada. Quem quiser pode acessar o site www.fapur.org.br/alcool70.
A expectativa é chegar à produção de 2 mil litros de álcool por dia. Para isso, mais voluntários podem ser selecionados e há a possibilidade de utilizar a estrutura da empresa parceira AgriBio, que já disponibilizou para a diluição de 3 mil litros doados.
Publicidade
Contribuições em outras áreas
Outros departamentos da Rural também buscam contribuir na luta contra o coronavírus. Na área de informação, professores e alunos de História, Geografia e Ciência da Comunicação criaram um laboratório virtual, com um painel de casos confirmados da doença, blog com medidas de prevenção e outras informações relevantes para a população em geral.
Publicidade
Já o Núcleo de Prática Jurídica do IM / UFRRJ está fazendo atendimento jurídico online e gratuito desde o início do mês de abril e a expectativa é que funcione até o fim do isolamento social.