Teste rápido tem resultado à disposição em apenas 15 minutos - Divulgação
Teste rápido tem resultado à disposição em apenas 15 minutosDivulgação
Por O Dia

A Prefeitura de Queimados adquiriu 10 mil testes rápidos para agilizar o diagnóstico de coronavírus e, na próxima semana, vai começar um grande mutirão de testagem rápida na população. A cidade passa a ser uma das poucas a oferecer este tipo de serviço gratuitamente na região. 

Segundo a prefeitura, o município já oferecia o teste de Swab da Covid-19, feito em laboratório, que precisa de alguns dias para ter seu resultado divulgado. Com o teste rápido à disposição, o resultado sai em 15 minutos e tem 87% de confiabilidade. Os aparelhos são os mesmos utilizados em testes em grandes capitais e são aprovados pela Anvisa.

Nesse primeiro momento, os trabalhadores de saúde da rede pública municipal que atuam na linha de frente da pandemia serão submetidos aos testes, além dos pacientes internados do Centro de Triagem. Em seguida, todos os 250 casos que estão na rede de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde passarão pelo procedimento. A previsão da Prefeitura é ampliar o atendimento para mais quatro unidades básicas do município, localizadas nos bairros Fanchem, Parque Santiago, Valdariosa e Belmonte.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o objetivo é ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo coronavírus no município. "A ciência comprova que os locais que ampliaram os testes conseguiram alcançar resultados melhores no enfrentamento da doença. Em caso positivo, a pessoa será orientada a iniciar o isolamento domiciliar de imediato e um novo exame de contraprova será realizado", explica.

Protocolo para testagem

Para fazer o teste, a pessoa precisa, obrigatoriamente, ter sido avaliada previamente em uma das 19 unidades de saúde da rede municipal ou da rede privada, e ser encaminhada por um profissional da área da saúde a realizar o exame. Além disso, os profissionais irão avaliar sintomas como: febre, coriza, congestão nasal, perda de olfato e paladar, tosse, dores no corpo, dificuldades respiratórias, entre outros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Queimados tem 69 casos positivos e seis óbitos confirmados por covid-19, além de 42 casos suspeitos.

Você pode gostar
Comentários