Rio de Janeiro 20/04/2020 - Covid-19 - Obras hospitais de campanha do Governo do Estado em Nova Iguacu. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro 20/04/2020 - Covid-19 - Obras hospitais de campanha do Governo do Estado em Nova Iguacu. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por Aline Cavalcante

O hospital de campanha, em Nova Iguaçu, está previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de maio. São 500 leitos para atender os pacientes com covid-19, sendo 200 na unidade de campanha (40 deles de UTI) e outros 300 (120 de UTI) em uma estrutura modular, que ficará de legado para a cidade. O objetivo é que a estrutura sirva de apoio para o Hospital Geral de Nova Iguaçu após a pandemia.

"A ideia, é que, em parceria com o Governo do Estado, possamos usar a estrutura modular, que ficará pós-pandemia, como leitos de retaguarda para o Hospital da Posse, que trabalha sempre acima de sua capacidade", afirma o prefeito Rogerio Lisboa (PL).

MAIOR DA AMÉRICA DO SUL

Tanto o hospital quanto a estrutura modular são de fundamental importância para Nova Iguaçu. "São as ferramentas mais importantes no enfrentando da covid-19. O Brasil não tem estrutura pré-existente de saúde para enfrentar a pandemia, portanto novos leitos equipados e com equipes são a única solução", diz Lisboa.

O hospital modular, segundo a prefeitura, é o maior da América do Sul. A estrutura está sendo montada no antigo Aeroclube de Nova Iguaçu. Os 100 primeiros leitos de enfermaria serão entregues na primeira quinzena de maio e os outros 200 leitos ficarão prontos 20 dias depois.

Licitado pela Secretaria Estadual de Obras, a unidade terá 12.800 m² e o custo total será de R$ 62 milhões.

LEITOS NA BAIXADA

Com leitos quase todos ocupados, a saúde do estado do Rio de Janeiro anunciou hoje que está perto de entrar em colapso. Na Baixada Fluminense, com o número de casos de coronavírus aumentando, a situação preocupa. Muitos municípios não têm mais leitos disponíveis e os que ainda dispõe de vagas são em pequena quantidade.

Em Nova Iguaçu, ontem, o número de leitos passou de 40 para 50, mas já estão todos ocupados. No município de Nilópolis, só restam apenas oito leitos.

A Prefeitura de Queimados informou que tem 20 leitos no Centro Municipal de Triagem, sendo 13 de UTI com respiradores, e sete leitos de retaguarda (para pacientes estabilizados) com atendimento 24 horas. O local está passando por obras de ampliação e a previsão é de que até o fim de maio chegue ao número de 60 leitos. A cidade conta também com 20 leitos disponíveis na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e mais 20 leitos pediátricos no Hospital Infantil.

Em Duque de Caxias estão disponíveis 24 leitos, na UPA Beira Mar. Em São João de Meriti, o posto de saúde do bairro Vila São João, dispõe de 10 leitos de retaguarda. Em Guapimirim, restam apenas cinco leitos.

Você pode gostar
Comentários