Projeto social GOL DE OURO/Fibra, em Queimados, ajuda crianças da região - divulgação
Projeto social GOL DE OURO/Fibra, em Queimados, ajuda crianças da regiãodivulgação
Por HUGO PERRUSO
Queimados - Por causa do isolamento social para combater o coronavírus, o projeto social Gol de Ouro/Fibra, em Queimados, precisou encontrar soluções para seguir ajudando 220 crianças. A alternativa foi fazer aulas online para a garotada, mas havia outro problema: nem todos têm internet ou celular. Para não deixar ninguém fora, os associados que apoiam o projeto contribuíram para pagar planos pré-pagos de internet.
Com contribuições de 30 reais, a Associação Gol de Ouro/Fibra já garantiu internet para quase todos os alunos que não tinham e viu a possibilidade de ampliar a ajuda e obter celulares de baixo custo. Para isso, faz uma campanha para que mais pessoas se associem para contribuir e disponibiliza o perfil no Instagram para contatos (@associacaogoldeouro).
Publicidade
"É gente muito humilde, muitas têm celular, só que sem acesso a internet. Por isso fizemos a campanha para que outras pessoas adotassem algumas crianças pagando a internet delas por dois meses, inicialmente", explica o dentista Rafael Majerowicz, presidente e um dos idealizadores do projeto social.
Voltado para crianças e adolescentes, o projeto social utiliza as dependências do clube Queimados FC para dar aulas de reforço de português, matemática, inglês e informática, com turmas de manhã e à tarde de 6ª,7ª, 8ª e 9ª séries, além de futebol de salão. Durante o isolamento social, os professores da Gol de ouro/Fibra então passaram a utilizar o aplicativo zoom com os alunos, e ainda postam no youtube para quem perdeu.
Publicidade
E assim, mesmo na quarentena, as crianças têm aulas de segunda a sexta, das 14h às 17h, inclusive com vídeos de meia hora com exercícios físicos.
"Com o isolamento social, ficamos preocupados com o dia a dia dessas crianças, que é complicado. Tentamos buscar uma solução porque sabemos que para elas essas aulas são importantes. Elas aprendem e se dedicam bastante, não podiam ficar sem. E elas merecem esse esforço", completa Rafael.
Publicidade
Após quarentena, volta ao normal
Entre o material produzido para as crianças, houve uma preocupação de, mesmo com as dificuldades encontradas nesse momento, fazer vídeos com exercícios simples e específicos para os deficientes assistidos pelo projeto, e que também possuíam aulas especiais de educação física no dia a dia.
Publicidade
Tudo para não deixar ninguém de fora nesse momento. E para o futuro, apesar do sucesso das aulas online, a Associação Gol de Ouro/Fibra não deve mantê-las quando acabar o isolamento social. Apesar do desejo, a questão financeira pesa.
"Deve ser pontual porque não temos condições financeiras de manter, mas podemos aprender para caso seja possível no futuro", afirma Rafael.