Projeto em São João de Meriti oferece atendimento psicológico gratuito

Sem poder ajudar jovens da região por causa do isolamento social, Projeto Vemcer acha alternativa para seguir contribuindo

Por HUGO PERRUSO

Projeto Vencer tem aulas de diversos estilos de artes marciais
Projeto Vencer tem aulas de diversos estilos de artes marciais -
Sintomas de depressão, ansiedade ou estresse têm ficado mais recorrentes durante o período de isolamento social em tempos de coronavírus. Uma luta interna muitas vezes solitária e que nem todos podem bancar um psicólogo para ajudar nesse momento difícil. Pensando nisso, o Projeto Vemcer, iniciativa sem fins lucrativos com sede em São João de Meriti e que ensina diversas artes marciais a jovens, passou a oferecer atendimento psicológico gratuito, via telefone.
O serviço é feito pelo psicólogo Benigno Junior, de segunda a quinta-feira, entre 13h e 17h. O interessado primeiro precisa fazer um cadastro, para que possa ser marcada a consulta, pelo telefone (21) 98241-0702.
"A saúde mental é primordial para que os indivíduos consigam lidar com a nossa situação. A parceria com o Projeto Vemcer pretende dar acolhimento para as pessoas nesse momento de pandemia e suavizar um pouco o momento crítico”, explica Benigno.
Isolamento social, dificuldade financeira,  preocupação com a covid-19 e o turbilhão de informações sobre a doença na televisão e na internet contribuem para a piora nos quadros psicológicos. E, consequentemente, aumenta o número de pessoas que precisam de ajuda. Apesar da alta procura desde o início do serviço, Benigno tenta atender a todos que o procuram.
“Vivemos o hoje de uma forma acelerada. Um verdadeiro turbilhão de informações. Tudo acontecendo ao mesmo tempo: o medo do novo, a insegurança, o pânico, a ansiedade, a depressão e o isolamento. A demanda é grande mas, na medida do possível, estamos atendendo a todos. Acredito ser uma ação solidária e de muita importância nesse momento", completa.

Projeto busca diversificar atuação na comunidade

O Projeto Vemcer atende cerca de 700 pessoas com aulas de muay thai, kickboxing, judô, jiu jitsu, luta livre, capoeira, fit dance, ginástica para a terceira idade e reforço escolar, todas gratuitas. Entretanto, com as atividades paradas por causa do período de isolamento social, houve a busca por outra forma de ajudar, encontrada nos atendimentos psicológicos.

"O projeto surgiu da união de vários amigos que decidiram realizar um trabalho voluntário de socialização por meio do esporte, voltado, principalmente, para crianças e adolescentes. Com o passar do tempo, verificamos que a área de abrangência poderia ser ampliada para outros segmentos da população", explica a presidente do projeto, Tatiana Figueiredo.

Os moradores de São João de Meriti interessados em conhecer mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail projetovemcer@gmail.com ou pelos telefones (21) 2751-4189 e (21) 97933-2373 (WhatsApp).

Galeria de Fotos

Projeto Vencer tem aulas de diversos estilos de artes marciais FÁbio Costa
Projeto foi inaugurado em 2017 e atende cerca de 700 pessoas no bairro Coelho da Rocha, em Meriti. Para fazer parte do #Vemcer, a partir de amanhã, os interessados podem se inscrever no local Ricardo Ayres/Photocamera
Projeto atende cerca de 700 pessoas em São João de Meriti Ricardo Ayres/Photocamera
Projeto atende cerca de 700 pessoas em São João de Meriti Divulgação
Projeto atende cerca de 700 pessoas em São João de Meriti FOTOS Divulgação
Projeto atende cerca de 700 pessoas em São João de Meriti Divulgação
A sede do Projeto Vemcer é em São João de Meriti Divulgação
A sede do Projeto Vemcer é em São João de Meriti Divulgação
O psicólogo Benigno Junior é o responsável pelo atendimento gratuito e por telefone durante a pandemia Arquivo Pessoal
Alunas de defesa pessoal aprendem como se livrar de ações violentas Fabio Costa /Agencia O Dia
Centro esportivo de resgate social reúne mulheres que lutam diferentes modalidades Fabio Costa

Comentários