Obras devem ficar prontas na primeira quinzena de maio. Serão mais de 500 leitos exclusivos para pacientes com  coronavírus na cidade
 - Luciano Belford
Obras devem ficar prontas na primeira quinzena de maio. Serão mais de 500 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus na cidade Luciano Belford
Por O Dia

Com 1.168 casos de coronavírus confirmados e 95 mortos, o hospital de campanha de Nova Iguaçu teve a abertura adiada pelo governo do Estado mais uma vez. A inauguração estava prevista para hoje, mas foi suspensa e ainda não tem uma nova data. A situação preocupa muito, já que os 75 leitos na cidade estão todos ocupados.

Inicialmente, o hospital deveria ser aberto no dia 30 de abril, foi adiado para o dia 16 e depois para hoje, mas houve novo atraso. A unidade terá 500 leitos para atender os pacientes com covid-19, sendo 200 de campanha (40 deles de UTI) e outros 300 (120 de UTI) em uma estrutura modular, que ficará de legado para a cidade.

Com todos os leitos exclusivos para coronavírus ocupados (sendo 40 de CTI e 35 de enfermaria) e o número de casos aumentando a cada dia, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) acende um alerta. Sem os novos leitos que seriam abertos pela unidade de campanha, o Hospital da Posse tem sofrido com a demanda de pacientes.

O HGNI contava com apenas dez leitos no início da pandemia, há dois meses, e foi aumentando gradativamente sua capacidade de atendimento, remanejando espaços de acordo com a demanda. De acordo com a prefeitura, 81 pessoas estão internadas com covid-19, seis a mais que a capacidade total.

Questionada sobre os motivos que levaram ao adiamento da inauguração do hospital de campanha, a Secretaria de Saúde do Estado não esclareceu o que aconteceu e também não informou uma nova data. Afirmou apenas que irá anunciar um cronograma para abertura dos hospitais de campanha em breve.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Tanto o hospital quanto a estrutura modular são de fundamental importância para Nova Iguaçu. São as ferramentas mais importantes no enfrentamento da pandemia no município. "A situação é muito crítica. Contamos com o Hospital Geral de Nova Iguaçu e mais quatro unidades 24 horas no atendimento à covid-19, portanto estamos muito sobrecarregados. Temos um terço do HGNI praticamente reservado para a covid, o que dificulta nos atendimentos a outras enfermidades. Além disso, instalamos contêineres na área externa do hospital para poder receber pacientes com coronavírus", afirma o prefeito Rogerio Lisboa.

Caso o hospital de campanha não seja logo inaugurado, o prefeito anunciou que deve ampliar o número de leitos. "Estamos na expectativa da abertura dos hospitais de campanha e modular. Se não ocorrer, vamos transformar o antigo banco de sangue em mais uma área para pessoas com esta doença".

Você pode gostar
Comentários