Para adoçar o paladar e o coração

Padarias, confeitarias e escolas têm enviado bilhetinhos junto a doces como forma de homenagear profissionais de saúde e idosos da Baixada

Por Aline Cavalcante

Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias
Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias -

Em meio a rotina pesada dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus e da saudade e solidão de quem está longe da família, por conta do isolamento social, tem gente tentando deixar o dia dessas pessoas mais feliz. Por meio de bilhetes, recadinhos e vídeos, confeitarias e escolas estão enviando amor, afeto e mensagens de esperança na Baixada Fluminense.

Em Duque de Caxias, uma confeitaria tem prestado homenagem aos profissionais da Saúde. Bilhetes de encorajamento têm sido enviados a postos de saúde junto com tortas de brigadeiro.

"Homenagear esse pessoal tão importante é mais do que uma obrigação. Ficamos honrados em poder adoçar um pouco o dia tão duro dos profissionais da saúde", disse Kléber Miranda, proprietário da MK Tortas.

Na Duquesa Confeitaria, a ação de enviar os recadinhos junto com sonhos recheados para os hospitais de Caxias começou no Dia do Trabalhador.  "A ideia surgiu de uma vontade nossa de agradecer mesmo e de deixar o dia da galera dos hospitais que são nossos vizinhos, mais feliz", conta Marseille Silveira de Paula, 36, uma das gerentes da Duquesa.

Segundo o outro gerente, Diogenes Dalvi, 44, o que era pra ser uma homenagem naquela data específica, acabou virando rotina e o projeto ganhou até nome: Sonhos do Futuro. "Estamos todos sonhando com dias melhores e aí surgiu a ideia do recadinho. Pra que todos eles saibam que somos gratos é que estamos orando e torcendo por todos eles que estão à frente dessa luta. Desde o pessoal da limpeza até as equipes de médicos. Todos são muito importantes nesse momento".

O gesto tem sido recebido com carinho, nas unidades hospitalares. "Foi emocionante. Em meio esta guerra, atitudes como esta abraçam, acolhem e nos fazem sonhar vai voltar ao normal", disse Aline Monçores, diretora de enfermagem do Hospital Municipal São José.

Clientes também recebem

Em outro ato de solidariedade, os clientes que pedem pelo delivery também estão recebendo bilhetes carinhosos com mensagens de força e coragem durante o período de isolamento.

O confeiteiro Luiz Felipe Rodrigues, faz questão de escrever os bilhetes para o clientes que encomendam tortas durante o isolamento. O texto é o mesmo sempre e visa incentivar com aquela força a mais: Deus te abençoe! #Força # Coragem.  "É apenas uma forma de agradecer a Deus pela vida dos nossos clientes neste momentos difíceis".

Em uma padaria que fica no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu, os pães, bolos e doces vão acompanhados de recadinhos feitos à mão. "Percebi o quanto a quarentena tem mexido com o emocional das pessoas, quis levar um pouco de amor e carinho para elas, mesmo que em forma de palavras. Escrevo o que sinto na hora, à mão. Além de mostrar que me dediquei, significa que ela é importante.  E o retorno não poderia ser melhor! O coração fica quentinho a cada mensagem de agradecimento que recebo. Muitas pessoas dizem que precisam das palavras que escrevi e ficam felizes", afirma Marcelle Abreu, responsável por escrever as mensagens da Panteão do Sabor.

Vídeos para animar idosos

Para idosos que vivem em casas de repouso o isolamento social é ainda mais duro. Impossibilitados de receber visitas de familiares, privados do abraço de filhos e netos — medida necessária para reduzir os riscos de contaminação da covid-19 — , tem sido difícil enfrentar a saudade. Foi pensando nessa situação que alunos do Colégio pH gravaram vídeos com mensagens e músicas para os moradores da Casa São Francisco de Assis, em São João de Meriti. A ideia é levar um pouco de alegria, amor, carinho e esperança.

"Estava esperando uma mensagem para mim, gostei muito de ver e ouvir coisas boas", disse Maria Teresa, que recebeu um vídeo da Gisela e da Beatriz (mãe e filha, professora e aluna da escola, respectivamente) onde elas dedicaram a música 'Vai menina', de Tom Zé, para a idosa. "Espero que ela tenha gostado da música", disse Beatriz. "Esperamos que ela fique bem, e quem sabe a gente não consiga se encontrar?", falou Gisela.

Ferramenta contra depressão

Muitos profissionais de serviços essenciais, principalmente da área da saúde, têm se sentido sobrecarregados e psicologicamente cansados. As pessoas que estão em casa relatam sintomas de angústia e depressão durante este período de isolamento. Por isso, neste momento, gestos simples, como um bilhete, podem fazer toda a diferença. É o que afirma a psicanalista Andréa Ladislau.

"A ação que muitas pessoas estão fazendo, de enviar doces, vídeos ou simplesmente mensagens ou produtos acompanhados de mensagens motivadoras são muito importantes. É uma maneira de levar afeto, acalanto e principalmente de empoderar quem recebe, pois se sente percebido. Psicologicamente isso ajuda a aumentar a sensação de bem estar e auto estima, que precisamos bastante, e afastar sintomas de depressão e angústia".
Ela acrescenta ainda a felicidade que estas atitudes podem gerar em um período de isolamento. "Esta também é uma forma de alegrar, motivar e deixar o outro feliz e com sentimento de ser acolhido. Mesmo que estas mensagens sejam de pessoas desconhecidas, são palavras que tocam e surtem efeito positivo", conclui a especialista.

Galeria de Fotos

Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias Divulgação
MK Tortas fez doações para os profissionais de saúde do Posto de Imbariê, em Caxias Divulgação
MK Tortas fez doações para os profissionais de saúde do Posto de Saúde de Imbariê, em Duque de Caxias fotos: Divulgação
Além do doce, profissional ainda recebe palavras de apoio Divulgação
Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias Divulgação
Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Caxias Divulgação
Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias Divulgação
Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias Divulgação
Duquesa manda sonhos com bilhetinhos para profissionais da linha de frente em Duque de Caxias Divulgação

Comentários