Por Aline Cavalcante

Para ajudar algumas comunidades da Baixada Fluminense, artistas vão se reunir para fazer um festival de cultura. A 'Live da Baixada', uma maratona que mistura música, poesia e dança, vai acontecer neste sábado (30) e no domingo (31), às 13h, no canal do projeto. Ao longo das apresentações, serão arrecadadas doações para o grupo Movimenta Caxias.

O time do festival que pretende misturar diversos estilos musicais está estrelado.  A live vai ter apresentações inéditas de Zezé Motta, Helga Nemetik, finalista do programa Popstar do ano passado, o ex-vocalista do grupo Br'oz André Marinho, Rita Cadillac, Gottsha, Sabrina Korgut, além de artistas da região.

Atriz Zezé Motta fará uma participação na ação cantando - Divulgação

O festival vai ter duas horas de duração por dia e vai ser apresentado pelo idealizador, Thales Calazans. "A ideia do projeto é levar a música, poesia, dança e as demais vertentes da arte para os espectadores. Queremos reunir grandes nomes a artistas locais para mostrar que a cultura salva", afirma. 

Para quem gosta de samba, intérpretes das agremiações cariocas já confirmam a sua participação, como é o caso de Evandro Malandro, da Grande Rio. "É uma honra participar do festival, ainda mais como intérprete da Baixada. Representar esta comunidade é mais que um prazer, é uma dádiva", agradece Evandro.

A atriz e cantora Helga Nemetik faz parte do time de estrelas da transmissão - Divulgação

Para os padrinhos do projeto, Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho, o momento é de somar forças. "É importante que cada um contribua como puder. Só assim conseguiremos ajudar as famílias que estão desamparadas".

O link da live é: youtube.com/channel/UC-m3MzToWXgfPHj00YqOmeg.

Doações vão para Caxias

 O Movimenta Caxias, que receberá as doações da 'Live da Baixada', é uma articulação comunitária fundada em 2017 com objetivo de buscar melhorias para o município. A organização entende que as comunidades têm passado por mais dificuldades durante esta pandemia em razão da ausência do saneamento básico, desemprego, aumento de violência doméstica e outros efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Movimenta Caxias faz campanhas para ajudar periferias - Divulgação
O grupo vem arrecadando recursos financeiros para a compra de alimentos, itens de higiene e limpeza que são entregues às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social impactadas pela pandemia nas comunidades do Parque das Missões, Mangueirinha, Jardim Gramacho, Morro do Sapo, Corte oito, Pantanal, Parque Paulista, Santa Cruz da Serra, São Bento, Parque Fluminense e Vila Operária.


Até o momento, o Movimenta Caxias, com apoio de voluntários e outros grupos, já arrecadou quase 9 mil cestas básicas e 8 mil máscaras .
Publicidade
 
Samba solidário
Publicidade
 
Centenas de lares localizados em comunidades da Baixada e do Rio de Janeiro serão abastecidos com mantimentos arrecadados por escolas de samba cariocas na "Live do Samba", promovida no início deste mês, pela Beija-Flor de Nilópolis.

A iniciativa mobilizou seis agremiações do Grupo Especial do Carnaval e conseguiu arrecadar 60 toneladas de alimentos. Também foram doados 700 litros de água e 3,5 mil máscaras de proteção.
Publicidade
Live do samba arrecadou água e 60 toneladas de alimentos - Divulgação
"Queremos agradecer todos que fizeram doações. Foi uma ação solidária para todas as comunidades onde a bandeira da nossa festa está sempre levantada. Que a gente consiga atender todas as pessoas que necessitam neste momento. Alegramos quem estava em casa e agora vamos alegrar várias famílias com os alimentos que o público doou", afirmou o diretor de Carnaval da Beija-Flor, Dudu Azevedo.

A live reuniu nomes como Neguinho da Beija-Flor, os intérpretes Marquinho Art'Samba (Mangueira), Gilsinho (Portela), Wantuir (Unidos da Tijuca), Tinga (Vila Isabel) e Zé Paulo (Unidos do Viradouro).

Você pode gostar
Comentários