Maratona cultural sem sair de casa

Artistas como Zezé Motta, Helga Nemetik, André Marinho e Rita Cadillac farão apresentações em live para arrecadar doações para comunidades da Baixada Fluminense

Por Aline Cavalcante

Para ajudar algumas comunidades da Baixada Fluminense, artistas vão se reunir para fazer um festival de cultura. A 'Live da Baixada', uma maratona que mistura música, poesia e dança, vai acontecer neste sábado (30) e no domingo (31), às 13h, no canal do projeto. Ao longo das apresentações, serão arrecadadas doações para o grupo Movimenta Caxias.

O time do festival que pretende misturar diversos estilos musicais está estrelado.  A live vai ter apresentações inéditas de Zezé Motta, Helga Nemetik, finalista do programa Popstar do ano passado, o ex-vocalista do grupo Br'oz André Marinho, Rita Cadillac, Gottsha, Sabrina Korgut, além de artistas da região.

Atriz Zezé Motta fará uma participação na ação cantando - Divulgação

O festival vai ter duas horas de duração por dia e vai ser apresentado pelo idealizador, Thales Calazans. "A ideia do projeto é levar a música, poesia, dança e as demais vertentes da arte para os espectadores. Queremos reunir grandes nomes a artistas locais para mostrar que a cultura salva", afirma. 

Para quem gosta de samba, intérpretes das agremiações cariocas já confirmam a sua participação, como é o caso de Evandro Malandro, da Grande Rio. "É uma honra participar do festival, ainda mais como intérprete da Baixada. Representar esta comunidade é mais que um prazer, é uma dádiva", agradece Evandro.

A atriz e cantora Helga Nemetik faz parte do time de estrelas da transmissão - Divulgação

Para os padrinhos do projeto, Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho, o momento é de somar forças. "É importante que cada um contribua como puder. Só assim conseguiremos ajudar as famílias que estão desamparadas".

O link da live é: youtube.com/channel/UC-m3MzToWXgfPHj00YqOmeg.

Doações vão para Caxias

 O Movimenta Caxias, que receberá as doações da 'Live da Baixada', é uma articulação comunitária fundada em 2017 com objetivo de buscar melhorias para o município. A organização entende que as comunidades têm passado por mais dificuldades durante esta pandemia em razão da ausência do saneamento básico, desemprego, aumento de violência doméstica e outros efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Movimenta Caxias faz campanhas para ajudar periferias - Divulgação
O grupo vem arrecadando recursos financeiros para a compra de alimentos, itens de higiene e limpeza que são entregues às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social impactadas pela pandemia nas comunidades do Parque das Missões, Mangueirinha, Jardim Gramacho, Morro do Sapo, Corte oito, Pantanal, Parque Paulista, Santa Cruz da Serra, São Bento, Parque Fluminense e Vila Operária.


Até o momento, o Movimenta Caxias, com apoio de voluntários e outros grupos, já arrecadou quase 9 mil cestas básicas e 8 mil máscaras .
 
Samba solidário
 
Centenas de lares localizados em comunidades da Baixada e do Rio de Janeiro serão abastecidos com mantimentos arrecadados por escolas de samba cariocas na "Live do Samba", promovida no início deste mês, pela Beija-Flor de Nilópolis.

A iniciativa mobilizou seis agremiações do Grupo Especial do Carnaval e conseguiu arrecadar 60 toneladas de alimentos. Também foram doados 700 litros de água e 3,5 mil máscaras de proteção.
Live do samba arrecadou água e 60 toneladas de alimentos - Divulgação
"Queremos agradecer todos que fizeram doações. Foi uma ação solidária para todas as comunidades onde a bandeira da nossa festa está sempre levantada. Que a gente consiga atender todas as pessoas que necessitam neste momento. Alegramos quem estava em casa e agora vamos alegrar várias famílias com os alimentos que o público doou", afirmou o diretor de Carnaval da Beija-Flor, Dudu Azevedo.

A live reuniu nomes como Neguinho da Beija-Flor, os intérpretes Marquinho Art'Samba (Mangueira), Gilsinho (Portela), Wantuir (Unidos da Tijuca), Tinga (Vila Isabel) e Zé Paulo (Unidos do Viradouro).

Galeria de Fotos

Helga Nemetik vai soltar a voz. A atriz foi finalista no Postar, em 2019 Divulgação
Cantora do estilo eurodance, Gottsha é também atriz fotos: Divulgação
Ex-Chacrete Rita Cadillac confirmou presença no domingo Divulgação
André Marinho, ex-Br'oz, é umas das atrações da iniciativa Divulgação
Atriz Zezé Motta fará uma participação na ação cantando Divulgação
As atrizes e cantoras Helga Nemetik, Sabrina Korgut e Zezé Motta são algumas das atrações da transmissão fotos: Divulgação
Movimenta Caxias faz campanhas para ajudar periferias Divulgação
Live do samba arrecadou água e 60 toneladas de alimentos Divulgação

Comentários