Por Aline Cavalcante

Sítio do Isaque, em Tinguá, N. Iguaçu - Arquivo pessoal
Há quase três meses em isolamento social por causa do coronavírus, a saudade de cantinhos especiais tem batido para muitas pessoas. Mesmo em algumas cidades onde a flexibilização começou, frequentar parques e outros lugares públicos ainda não está liberado. Enquanto isso, tem muita gente fazendo planos e listinha de lugares onde irão assim que a quarentena acabar.  Cachoeiras e feiras, em Nova Iguaçu, parques municipais, em Nilópolis, rampas de voo livre, em Japeri, e muitas paisagens da natureza foram listadas pelos moradores. 

Moisés Lima, 50, é de Nilópolis e não vê a hora de voltar a caminhar, fazer piqueniques com a família no Parque Municipal do Gericinó. Ele até criou uma página no Facebook (@GericinóCamposFlores) em homenagem ao espaço e um modo de expor fotos que costumava tirar no parque. "É um lugar que frequento desde criança e aprendi a amar, não vejo a hora de voltar para lá. É onde nós, moradores de Nilópolis, buscamos o bem-estar físico, mental e espiritual". 

Família do Moisés costuma passear no Parque do Gericinó - fotos Arquivo pessoal
A Eliza Costa, 31, de Nova Iguaçu, tem sentido falta de ir à feira de produtos orgânicos, no Centro. "Uma das coisas que tem feito muita falta é ir à feira. Costumava comprar produtos livres de agrotóxico e com um preço ótimo. Quando tinha um tempinho, trocava uma ideia com os vendedores, uma galera cheia de conhecimento da terra e de vida". Tinguá é o refúgio de Gedalva Machado. Ela já colocou na lista visitas ao Sítio do Isaque e à cachoeira da Janjana. "Não vejo a hora da quarentena acabar e sentir o bem-estar junto à natureza".

Publicidade
Erick Lima, 23, fotógrafo de Magé, tem sentido falta de fotografar os pontos turísticos da cidade. Por enquanto, o jeito de matar a saudade tem sido através de fotos que ele mesmo fez.
Publicidade
Quem também tem matado a vontade por meio de fotografias, é Wesley Gomes Farias, morador de Japeri.
Local favorito de Wesley, em Japeri, tem uma uma bela vista em dias ensolarados - fotos Arquivo pessoal
Seu lugar preferido é o Pico da Coragem, local que ele conheceu há 15 anos. "É uma vista muito bonita lá de cima. Nos dias de céu claro e sem nuvens dá pra ver uma parte do Rio de Janeiro. A trilha pra chegar lá também é muito bom. Passamos por cachoeiras, muito verde e muito contato com a natureza. Estou sentido muito falta desse contato".

 

 

Você pode gostar
Comentários