Centro de Transfusão precisa de doadores de sangue de todos tipos - Divulgação
Centro de Transfusão precisa de doadores de sangue de todos tiposDivulgação
Por O Dia

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), o foco do Centro de Transfusão de Sangue de Nova Iguaçu/Nilópolis é manter o estoque de seus bancos abastecidos, prejudicados com a população em isolamento social. Para isso, os protocolos de higiene e segurança foram incrementados com novas medidas protetivas para os doadores. 

A diretora médica da instituição, Dra. Catarina Finkel, fala sobre a importância de se manter os estoques de sangue. "A consciência de todos é fundamental, principalmente em momentos como estes que vivemos. Os enfermos, por exemplo, continuam precisando de doações e estamos preparados para receber os doadores da melhor e mais adequada maneira possível.", afirma a profissional.

Algumas medidas de segurança já foram tomadas pela clínica de Hemoterapia, a fim de precaver os doadores, como: orientação para a lavagem das mãos e higienização com álcool em gel; distribuição de máscara e orientação de uso; cadeiras bloqueadas com distanciamento adequado na recepção; higienização dos assentos, corrimão, maçanetas e outros elementos físicos do local. 

Como e onde doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

O Centro de Transfusão fica na Rua Cirílo 183, em Juscelino, Mesquita, e funciona de 7h30 às 12h.

Você pode gostar
Comentários