É preciso cuidado com higiene bucal durante pandemia

Boca é uma das portas de entrada da covid-19 e boa higienização é apontada como importante para evitar problemas mais graves

Por O Dia

Saúde bucal
Saúde bucal -

Desde o início do isolamento social para tentar conter a covid-19, em março, muitos consultórios odontológicos ficaram fechados ou tiveram que limitar o atendimento a casos de urgência e emergência. Ainda assim, os cuidados com a boca seguem importantes não apenas para a higiene, mas também para ajudar a evitar a contaminação pelo vírus, ainda mais em um período em que pode acontecer certo relaxamento.

A boa higienização da boca, uma das portas de entrada da covid-19, pode evitar problemas pulmonares que tornam o vírus ainda mais perigoso, segundo o Conselho Federal de Odontologia. Além disso, a cirurgiã dentista Ludmila Lifon, moradora de Nova Iguaçu e com consultório em Queimados, explica que outros cuidados também são necessários, como a importância de higienizar também a escova.

"Uma das medidas eficazes de evitar a infecção pelo vírus é limpar corretamente a escova de dente mergulhando-a no enxaguante bucal que tenha clorexidina 0,12%. Essa substância é facilmente encontrada em marcas populares. Trocar a escova a cada três meses é muito importante", explica a dentista.

Outro cuidado que deve-se tomar sempre, ainda mais em tempos de covid-19 é com a necessidade de higienizar as mãos antes da limpeza bucal, independentemente da situação.

"Em todo processo usamos as mãos para escovar os dentes além de usar o fio dental. Mas para isso é importante que as mãos estejam bem higienizadas para que possa fazer todo processo com segurança", relata a dentista, que complementa:

"Uma coisa que todo mundo esquece é a escovação da língua. É super importante manter essa limpeza diária para eliminar as bactéricas que ficam em cima do órgão e que podem causar doenças".

APLICATIVO GRATUITO

Para quem não pode ir a um consultório neste momento, o aplicativo a NuWay Dental, lançado pela ONG SOS Dental, pode ajudar a falar com um dentista de forma gratuita e online.

No mês de maio, houve crescimento de mais de 4.000% no uso da plataforma, segundo o aplicativo. Muitas pessoas em busca de orientações por conta de dores de dentes, gengivites, entre outros. Através de um chat online, é possível tirar dúvidas e orientações com um dentista.

Galeria de Fotos

Saúde bucal fotos divulgação
Cirurgiã dentista Ludmila Lifon (E), moradora de Nova Iguaçu, fala da importância da higiene bucal Divulgação

Comentários