Para fazer a testagem, é necessário baixar o aplicativo, fazer o cadastro e precisa ser selecionado - Divulgação/Rogerio Resende
Para fazer a testagem, é necessário baixar o aplicativo, fazer o cadastro e precisa ser selecionadoDivulgação/Rogerio Resende
Por O Dia
A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, inicia, na sexta-feira (26), uma ação que vai realizar testes rápidos de Covid-19 em moradores do município que se inscreverem em um aplicativo de celular.
A testagem é uma parceria da prefeitura com o aplicativo Dados do Bem, que combina inteligência epidemiológica e análise de dados. A escolha das pessoas cadastradas será feita pela inteligência artificial da tecnologia. 
Publicidade
Para se inscrever, é preciso baixar o aplicativo 'Dados do Bem', disponível de forma gratuita nos sistemas Android e IOS, responder um questionário com dados pessoais, histórico de saúde e perguntas associadas à Covid-19. A partir daí, o aplicativo seleciona quem vai fazer o teste rápido.

Os selecionados receberão um QR Code, com informações de data, horário e local da testagem, que deverá  ser apresentado na hora do exame. O resultado do teste é informado em minutos, pelo celular.

Em caso de confirmação de Covid-19, a pessoa recebe orientações também pelo aplicativo. Ela também precisará informar até cinco pessoas com quem teve maior contato, para que essas sejam convidadas por SMS a realizar o teste com prioridade.
"O aplicativo integra os dados de risco identificado pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises. Assim, é possível entender o comportamento da disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são chamados para fazer os testes", informou a Prefeitura de Nova Iguaçu, em nota.

A ferramenta é uma iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e a Zoox Smart Data.