Show de Talentos online da Cia Uz Outrus dá chance a artistas amadores

Quarta edição do evento acontecerá neste sábado e, pela primeira vez, será pela internet

Por HUGO PERRUSO

O isolamento social para conter a covid-19 atrapalhou demais os planos de quem trabalha com cultura, mas não inviabilizou os projetos, que precisaram ser adaptados à nova realidade. Foi o que aconteceu com o já tradicional Show de Talentos da Companhia de Teatro Uz Outrus, que busca dar espaço a talentos amadores e fomentar a cultura da Baixada Fluminense. Em sua quarta edição, o evento acontecerá numa live neste sábado, às 19h.
"O show, na verdade, estava entre os projetos que foram suspensos quando os teatros pararam", explica Gabriel Fontoura, diretor-geral da companhia e que apresentará o evento ao lado da atriz Tatiana Sattamini.
Para o show, foi realizada uma seleção com 20 concorrentes que enviaram vídeos com seus talentos. Após uma longa reunião virtual que durou mais de cinco horas, foram escolhidos 12 para seguir na disputa, com mais dois na reserva. Os finalistas gravaram nova apresentação de vídeo, que será exibido na live da companhia no YouTube (https://www.youtube.com/c/CiadeTeatroUzOutrus). Outras atividades acontecerão ao vivo com membros da Cia, e  os jurados julgarão na hora para escolher o vencedor.
"O processo de seleção é sempre a pior parte, a gente quer passar todo mundo, mas não tem tempo.Pessoalmente já era complicado, fazer a distância então foi muito mais (risos)", brinca Gabriel.
Graças ao evento online, foi possível ampliar os horizontes e o Show de Talentos teve inscritos também de São Paulo, Bahia e até mesmo da Flórida, nos Estados Unidos. Dos 12 selecionados, quatro são da Baixada Fluminense, todos com o sonho de seguir a carreira de cantores e contando em ganhar mais visibilidade após a apresentação.
O mais novo é Juliano Costa, de 16 anos, morador de Nova Iguaçu."Fico muito feliz pelos artistas poderem ajudar de alguma forma, é muito gratificante fazer o que você mais ama ajudando de alguma forma. O único jeito que posso ajudar é mostrando a minha arte. Felicidade define".
Moradora de Mesquita,Brenda Andrade, de 22 anos, vê o evento como uma forma de ser vista, mas também de conhecer gente nova, mesmo que seja virtualmente. "É uma experiência nova para mim e estou amando. Está me motivando mais a expôr meu talento e com certeza abrirá portas. Fora que também podemos fazer amizades com outras pessoas que também gostam de cantar".
Para Rafael Oliveira, de 19 anos, morador de Mesquita, o Show de Talentos será uma maneira de ser visto e mostrar seu valor. "Como artista, jovem negro e morador da Baixada, a gente encontra muitas barreiras quando tenta trilhar o caminho da música. É difícil ser visto. E quando iniciativas como essa nos dão espaço, não tem como não ficar profundamente grato. Eu espero muito que as pessoas curtam o evento, conheçam os artistas, doem... e espero ganhar".
Os três primeiros colocados terão seus vídeos divulgados nas redes sociais da Cia Uz Outrus, e o vencedor poderá realizar uma live no canal da companhia. 

Arrecadação durante live para ajudar quem precisa

Atores da Cia Uz Outrus em última apresentação antes das medidas de isolamento social - Divulgação

Assim como nos outros anos, o Show de Talentos também tem um viés de solidariedade. Desta vez, a ajuda será destinada a moradores de rua de Nova Iguaçu, onde fica a companhia.

Para isso, durante a live serão arrecadadas doações para comprar materiais para a confecção de máscaras de proteção. "Todo show a gente acaba fazendo alguma ação assim, mas esse ano tudo complicou um pouco. A ideia inicial é realmente sair e entregar os materiais às pessoas em situação de rua. Tem muitos nessa situação", lamenta Gabriel.

Além da solidariedade, o evento de 2020 tem também a esperança como sentimento, com o desejo de ainda nesta ano fazer um novo show, só que desta vez no teatro. Entretanto, a companhia sabe que a possibilidade é remota e se contenta com um grande evento online.

" Olha, a vontade mesmo é de rolar um show presencial, mas acho que a companhia inteira está resignada com o fato de que eventos teatrais não devem voltar esse ano", completa Gabriel.

Galeria de Fotos

Juliano Costa, Brenda Andrade, Rafael Oliveira estão entre os concorrentes do Show de Talentos Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Brenda Andrade, de Mesquita, quer ser vista e também conhecer mais artistas fotos Ricardo Cassiano
Juliano Costa, de Nova Iguaçu, espera vencer o Show de Talentos Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rafael Oliveira, de Mesquita, é um dos candidatos do Show de Talentos Ricardo Cassiano/Agencia O Dia

Comentários