Projeto oferece aulas gratuitas a estudantes da rede pública de São João de Meriti

Projeto Vemcer também dá apoio psicológico durante a pandemia

Por HUGO PERRUSO

Projeto Vemcer teve que parar com as aulas presenciais e segue pela internet
Projeto Vemcer teve que parar com as aulas presenciais e segue pela internet -
Mesmo com a flexibilização do isolamento social nas cidades da Baixada Fluminense, a volta às aulas nas escolas ainda é uma incógnita. Enquanto isso, alunos têm estudado como podem em casa, muitas vezes com dificuldade por conta do ensino ou de problemas da internet. Pensando nisso, o Projeto Vemcer, de São João de Meriti, passou a oferecer aulas de reforço escolar gratuitas.
Durante a pandemia de covid-19, o projeto social — que em tempos normais ajuda cerca de 700 pessoas com aulas de artes marciais, dança e ginástica — já oferecia atendimento psicológico gratuito e ampliou a ajuda. São aulas de História, Geografia, Artes, Matemática, Filosofia, Biologia e Ciências para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública de São João de Meriti.
Os professores voluntários são os mesmos que davam as aulas presenciais na sede do projeto, de segunda a quinta-feira, mas precisaram parar por causa da pandemia da covid-19.
"O projeto já funcionava com aulas de auxílio escolar, antes da pandemia. Devido à paralisação, estamos implantando a atividade online. Com o atual cenário, e sem a previsão de retorno das aulas presenciais, o auxílio escolar virtual foi uma ideia para ajudar os alunos com a dificuldade de se adaptar ao ensino a distância", explica a presidente do Projeto Vemcer, Tatiana Figueiredo.
As aulas, de cerca de uma hora, são ministradas através do aplicativo Google Meet/Hangouts. Ou seja, é necessário o uso de internet. Para se inscrever, o responsável do aluno deve fazer contato pelo WhatsApp do projeto (21 97933-2373), para que seja criado um grupo, com um limite de alunos por turma, para que se tenha um melhor aproveitamento da aulas. Para mais informações, ligar para (21) 2786-4630.
"Com a falta de hábito e de familiaridade ou, mesmo, de recurso para ter uma boa aula online, o auxílio será uma ferramenta para que o aluno não se sinta sozinho nesta nova realidade de estudo", completa Tatiana.

Comentários