Planta capim-elefante é usada como alimento para os animais - fotos divulgação
Planta capim-elefante é usada como alimento para os animaisfotos divulgação
Por Aline Cavalcante

A utilização das sobras oriundas da fabricação de pães e bolos para a alimentação animal é conhecida dos pecuaristas, mas impõe desafios, tanto para a formulação das dietas, devido à falta de padrão do material, quanto para a estocagem, devido às altas chances de proliferação de fungos e toxinas. Em busca de soluções para estas questões, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFRRJ , em Seropédica, (PPGZ/UFRRJ) avaliaram a adição dos resíduos de panificação a plantas usadas para alimentação do animal. O resultado foi o aumento na eficiência de produção e redução na geração de resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Além disso, foi observado no estudo um incremento no desempenho animal."Tivemos resultados positivos na dieta, eficiência metabólica e redução da emissão de metano pelos bovinos", explica o professor do Instituto de Zootecnia, Rondineli Pavezzi Barbero, coordenador do estudo. 

O processo consiste no armazenamento de plantas colhidas no período chuvoso, para utilização na alimentação dos rebanhos durante o período seco, quando as condições climáticas impactam negativamente o pasto.

O responsável pela pesquisa explica que, no estudo, a planta forrageira (como é chamada a planta usada para alimentação animal) capim-elefante foi colhida com diferentes idades, triturada e misturada a um percentual de até 15% do resíduo de panificação para, então, ser ensilada, método de produção que conserva a planta para alimentação animal . Em pequena escala, este processo pode ser realizado manualmente, como feito na pesquisa. Em grande escala, podem ser utilizadas máquinas, como tratores e misturadores.

 "A inclusão do resíduo resultou na redução de 6% de perdas da alimentação . Em termos práticos, essa diferença pode representar alimento suficiente para um bovino durante toda estação seca", afirma Barbero. 

O estudo da UFRRJ foi realizado em conjunto com fazendas comerciais do estado do Rio de Janeiro que já faziam uso isolado dos resíduos de panificação para alimentar bovinos.

Você pode gostar
Comentários