Teste de Swab colhe com um cotonete uma amostra de secreção pelo nariz ou pela gargante - Divulgação
Teste de Swab colhe com um cotonete uma amostra de secreção pelo nariz ou pela garganteDivulgação
Por O Dia

A Prefeitura de Queimados está realizando testes de Swab e sorologia (IgG e IgM) gratuitamente em cinco unidades de saúde da cidade para obter resultados ainda mais eficazes na luta contra o novo coronavírus. 

O teste de Swab é molecular e detecta o material genético do vírus numa amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada com uma espécie de cotonete. Já o de sorologia é responsável por verificar a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Neste caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Os serviços, que já eram ofertados na Unidade de Pronto Atendimento 24h (Upa) e no Centro Municipal de Triagem da Covid-19, estão disponível também nos bairros Roncador, Eldorado, Inconfidência, Fanchem e Santiago, de segunda a sexta-feira, de 8h às 10h. Os exames destinados a pessoas que apresentam sintomas como tosse seca, coriza, febre, falta de ar e perda de paladar ou olfato. Após passar por consulta médica, o paciente receberá o pedido médico de acordo com a gravidade do caso.

Além desses procedimentos, o teste rápido continua disponível em todas as 17 unidades de saúde e realizam o procedimento em pessoas que apresentem sintomas há mais de uma semana. "Os testes são umas das medidas mais importantes na flexibilização do isolamento social, pois através deles conseguimos realizar o monitoramento. Assim, trabalhamos a prevenção e tratamento da doença. Com isso, podemos continuar o trabalho de redução nas taxas de incidência da covid-19 no município", destacou o biomédico e virologista, Raphael Rangel, do Gabinete Científico do município.

De acordo com o secretário de Saúde, Elton Teixeira, após a avaliação do paciente, o médico definirá qual dos exames será realizado. "Cada teste tem um período certo de ser feito para que haja um resultado mais preciso".

Para realizar a testagem, é necessário procurar uma unidade de saúde, apresentando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e pedido médico.

Você pode gostar
Comentários