Balcões de emprego captam vagas de empresas e encaminha o candidato que se enquadra no perfil - Divulgação
Balcões de emprego captam vagas de empresas e encaminha o candidato que se enquadra no perfilDivulgação
Por O Dia

A pandemia do novo coronavírus ampliou o desemprego em todo o Brasil e na Baixada Fluminense a situação não é diferente. Segundo dados de maio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego alcançou 12,9%, atingindo 12,7 milhões pessoas. Diante das dificuldades enfrentadas por quem está sem trabalho as prefeituras criaram ou adaptaram serviços já existentes para tentar realocar os moradores no mercado de trabalho.

Diante da crise, a Prefeitura de Nilópolis, tem disponibilizado vagas de emprego para os moradores da cidade através de grupos de informações de vagas, já são dez deles com 250 pessoas em cada. Além de vagas, estão disponíveis cursos, concursos e palestras de empregabilidade.

A Prefeitura de São João de Meriti informou que tem trabalhado junto com o Serviço Nacional de Empregos (SINE) para inserção e recolocação dos meritienses de volta ao mercado de trabalho. E disse, que vem conversando com empresas locais em busca de vagas.

Lançado em julho de 2017, o Balcão de Empregos da Prefeitura de Mesquita suspendeu o atendimento presencial para evitar aglomerações. Mas, os moradores da cidade podem se inscrever sem sair de casa. Basta enviar o currículo para o e-mail balcaodeempregos@mesquita.rj.gov.br. A proposta é encaminhar o maior número de pessoas possível para as vagas disponíveis nas empresas parceiras da iniciativa. 

A prefeitura de Itaguaí disse que os últimos 40 dias, 268 pessoas foram contratadas, em serviços fixos e temporários em toda a cidade, através de um programa de encaminhamentos criado para tentar reduzir os impactos da pandemia.

Vídeoaulas para capacitar e orientar os trabalhadores é a alternativa criada pela Secretaria Municipal de Trabalho de Belford Roxo. Por enquanto os beneficiados serão profissionais de beleza, cuidadores de idosos, profissionais do comércio, empregadas domésticas e quem trabalha nos serviços de limpeza. No mês que vem também serão preparadas aulas de empreendedorismo. Todo o conteúdo de vídeo estará disponível nas redes sociais da prefeitura. 

Queimados tem uma agência do Sine. A unidade de atendimento ao trabalhador disponibiliza vagas e suas respectivas exigências para que o candidato se inscreva. Além de se cadastrar para oportunidades de emprego, o trabalhador pode usufruir ainda de serviços como requerimento de seguro-desemprego, retirada da 1ª e 2ª via da carteira de trabalho, entre outros.O Sine Queimados funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O atendimento na unidade está sendo realizado remotamente e serviços podem ser feitos através do portal de serviços disponibilizados pelo Governo Federal – www.gov.br/trabalho – ou pelo telefone 158 (Alô Trabalho).

Nova Iguaçu dispõe do Sine  e também de uma Agência de Oportunidades. Durante a pandemia foi montada uma equipe de captação de vagas em especial nos setores tidos como serviços essenciais e aqueles que estão retomando suas atividades conforme orientações dos órgãos competentes, já que são registrados em média por mês, 749 pessoas no acesso ao Seguro Desemprego. 
Implantação do Plantão Social para orientações aos trabalhadores, pelos números (21) 2667-4176 / (21) 2668-4517. A Secretaria Municipal de Assistência social fica na Rua Doutor Luiz Guimarães, 956, Centro.

Você pode gostar
Comentários