Reabertura de Parques e Vilas Olímpicas - Divulgação
Reabertura de Parques e Vilas OlímpicasDivulgação
Por O Dia

Com o afrouxamento das medidas restritivas de circulação no estado do Rio de Janeiro nas últimas semanas, algumas cidades da Baixada Fluminense já iniciaram as flexibilizações em relação ao uso de praças públicas, parques e complexos esportivos. Boa notícia para quem gosta de se exercitar. Mas, atenção! Apesar da reabertura, alguns cuidados ainda devem ser tomados. 

O Parque Municipal do Gericinó e a Vila Olímpica de Nilópolis reabriram após quatro meses de portas fechadas. Segundo a prefeitura do município, a Vila voltou a funcionar pela manhã, de 6h às 9h, e à tarde, de 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. Já o parque funcionará de 8h às 17h, mas está permitido apenas realizar caminhadas. Está proibido piqueniques, eventos e aglomeração. 

Além da obrigatoriedade de máscaras nos dois locais, equipes de saúde medem a temperatura corporal na entrada. Na Vila Olímpica há um limite de 30 pessoas por vez dentro do complexo.

Duque de Caxias também segue as linhas de relaxamento das normas de restrição e já liberou a utilização de espaços públicos de lazer, porém, com horários preestabelecidamente alternados entre os usuários. No entanto, a Vila Olímpica, bem como o Centro Esportivo Arnão, ainda estão vedados por conta de reformas que não foram finalizadas. 

As praças e parques de Nova Iguaçu estão liberados para a prática de exercícios físicos, sendo obrigatório o uso de máscaras faciais e o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. A Vila Olímpica e o Centro Olímpico seguem com atividades proibidas.  

Em Mesquita, nas praças, quadras e campos os esportes podem ser praticados sem limitação de horário, desde que não haja aglomeração e que seja feito o uso de máscara. A Vila Olímpica está sendo usada como polo de atendimento de covid-19.

Itaguaí saiu na frente em relação ao afrouxamento das medidas restritivas. O Parque Municipal foi aberto no dia 23 de junho e algumas atividades, como aulas de ginásticas, alongamento, caminhada, capoeira e dança de salão, já estão sendo realizadas no local.

Para evitar a disseminação do novo coronavírus, de acordo com a prefeitura, os professores dessas modalidades ministram aulas somente de 7h e 9h. Os alunos devem se posicionar nas marcas desenhadas no chão, respeitando o afastamento social mínimo. Durante todo o processo, as proteções faciais e o uso de álcool em gel são obrigatórios. 

 

SECRETARIA DE MAGÉ FAZ LIVES PARA MANTER POPULAÇÃO ATIVA
Publicidade
Com os oito espaços poliesportivos da cidade fechados, a Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade (SMETULTI) de Magé decidiu promover lives com professores de Educação Física pelo Facebook, para que a população mageense não fique sem se exercitar durante a pandemia da covid-19.
Aulas de zumba, karatê, dança de salão, capoeira, pilates, ginástica para a terceira idade, tae bo, treinamento de força, yoga, mobilidade e flexibilidade, funcional e exercícios respiratórios são ofertadas. Para a faixa etária infantil, todo sábado, às 10h, há ensinamentos relacionados aos aprendizados motores e cognitivos.
Publicidade
As transmissões virtuais são realizadas no perfil da própria Secretaria (https://www.facebook.com/SMETULTI/), todas as segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários de 9h, 10h e 19h. Todas as lives ficam salvas na página oficial da SMETULTI e podem ser acessadas a qualquer momento.
Você pode gostar
Comentários