Atendimento em Libras feito antes da pandemia, em Mesquita - Reprodução/Prefeitura
Atendimento em Libras feito antes da pandemia, em MesquitaReprodução/Prefeitura
Por O Dia

A inclusão é pauta cada vez mais necessária em todas as áreas. Na prestação de serviço público a necessidade é ainda maior. É por isso, que unidades de saúde de Duque de Caxias e Mesquita disponibilizam atendimentos em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Em Duque de Caxias são duas unidades com o serviço disponível. Uma no Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, anexado ao Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, e outra no Centro Especializado em Reabilitação.

Os pacientes com deficiência auditiva têm acesso ao atendimento da equipe multidisciplinar, que conta com profissionais capacitados em Libras para responder aos pacientes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço vem acontecendo de forma restrita em função das normas de proteção à covid-19.

"Quanto às outras unidades de saúde da rede, a prefeitura afirma que "essas têm a sua disposição a assessoria da equipe multiprofissional do Centro de Saúde Auditiva, em caso de necessidade em atendimento específico às pessoas com deficiência auditiva."

Já em Mesquita, desde junho do ano passado, na Clínica da Família Dr. Jorge Campos, é possível a interação entre os ouvintes e a comunidade surda. Uma intérprete acompanha os pacientes surdos desde a recepção até o final do atendimento, além de ficar disponível para acompanhá-los em consultas na policlínica municipal (com especialistas), exames de imagem e quaisquer outros serviços que sejam realizados fora da clínica da família.

Nova Iguaçu, Belford Roxo e Queimados ainda não possuem atendimento em Libras, mas afirmaram que estudam formas de implantá-lo.

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