Parque do Curió - Divulgação
Parque do CurióDivulgação
Por O Dia

Começaram as obras no espaço onde irá funcionar a Central de Fiscalização do Parque Natural Municipal do Curió (PNMC), em Paracambi. No local, os Guardas Ambientais irão orientar os visitantes e pesquisadores no acesso às trilhas ecológicas, e também nas atividades ambientais desenvolvidas em toda a região, sejam nas áreas científicas, educacionais ou turísticas.

Com a construção, os guardas da unidade poderão desempenhar funções prioritárias relacionadas ao controle e fiscalização de atividades lesivas ao Meio Ambiente. 

Por estar próxima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dentro da Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação (UC), as ações em conjunto se tornarão mais eficientes. Esta é a primeira de duas obras. Ela está sendo feita com recursos de compensação ambiental da Empresa Xingu Rio. 

Além do suporte para o turismo ecológico, o espaço construído será a porta de entrada do Parque Natural. Segundo O Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), o local criado em 2009, é o segundo maior parque municipal do estado do Rio de Janeiro, com 913 hectares, área equivalente a mais de 1200 campos de futebol.

A unidade possui uma importância estratégica na biodiversidade por permitir o intercâmbio de espécies animais e vegetais. Além disso, uma outra característica é o alto potencial de conservação da área, que apresenta o mais representativo remanescente de Mata Atlântica da zona central do Corredor de Biodiversidade Tinguá - Bocaina -, parte integrante de um dos terrenos prioritários para a preservação desse ecossistema. O parque também conta com grande riqueza de recursos hídricos, como mananciais e nascentes.

Você pode gostar
Comentários