Doadores devem usar máscara durante a coleta, assim como voluntários e profissionais de saúde - Cléber Mendes
Doadores devem usar máscara durante a coleta, assim como voluntários e profissionais de saúdeCléber Mendes
Por O Dia

Devido ao baixo estoque de sangue no hemocentro, um reflexo da pandemia do novo coronavírus, o Hemorio vai realizar algumas campanhas na Baixada Fluminense. As cidades de Queimados, Magé e Nova Iguaçu vão receber ações para incentivar os doadores.

O Hospital Municipal de Magé está recebendo hoje mais uma campanha de doação de sangue, das 10h às 15h. Os interessados devem se dirigir ao auditório da unidade, onde será realizada a coleta. Não é feito teste de covid nos candidatos, mas o sangue passa por um processo de análise padrão.  O Hemorio abastece a rede de saúde do município, e essa ação é a segunda edição de coleta externa em 2020.

Em Queimados, a campanha de doação de sangue será dia 23, na Estação Cidadania Planeta Futuro (CEU), no bairro São Roque, de 9h às 16h.  Esta será a sétima edição da iniciativa, que já viabilizou a coleta de quase 700 bolsas de sangue na cidade.

Por causa da pandemia, algumas medidas de higiene e distanciamento social serão necessárias durante a coleta, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras tanto pelo voluntários, como pelos profissionais de saúde. Também haverá máscaras descartáveis e álcool em gel no espaço da doação.

"Tomaremos todos os cuidados necessários para quebrar nosso recorde de 119 bolsas coletadas em uma só edição e ajudar a salvar vidas", afirmou o prefeito Carlos Vilela.

Agendamentos

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), mais conhecido como Hospital da Posse, também vem buscando aumentar os estoques de sangue durante a pandemia. A coleta é feita com agendamento para evitar aglomeração no local. Para isso, o HGNI disponibiliza o telefone (21) 97663-9352. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Para doar é preciso ter de 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, que fizeram tatuagem há menos de um ano ou portadores de doenças hereditárias. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Você pode gostar
Comentários