Da esquerda para a direita: Fabynho, Rodrigo, Alexandre e André - Eduardo Hollanda
Da esquerda para a direita: Fabynho, Rodrigo, Alexandre e AndréEduardo Hollanda
Por O Dia

Ainda não há definição sobre a realização do Carnaval 2021. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) informou, após reunião feita na última terça-feira, a festa só deve acontecer se houver vacina para o coronavírus. A decisão final sobre a apresentação das agremiações deve acontecer somente em setembro. As escolas de samba da Baixada, no entanto, seguem adiantando os trabalhos para a possível folia do ano que vem. 

A Beija-Flor de Nilópolis reuniu três artistas negros para participar da equipe de criação do enredo sobre "empretecer o pensamento". Fabynho Santos, 40, André Rodrigues, 29, e Rodrigo Pacheco, 36, são o time de peso que vai reforçar a comissão. O trio escolhido pela Azul e Branco de Nilópolis tem ampla experiência na criação de fantasias e alegorias para a folia e vai atuar em conjunto com o carnavalesco Alexandre Louzada.

Na Inocentes de Belford Roxo o trabalho também tem seguido na medida do possível. A agremiação baseou seu enredo em uma cerimônia tradicional do Recife que celebra a ancestralidade negra: "A meia-noite dos tambores silenciosos". A escolha foi divulgada durante uma live comemorativa dos 27 anos da fundação da escola.

A tricolor pretende mostrar e recriar o evento realizado toda segunda-feira de Carnaval no Recife, quando à meia-noite os tambores silenciam-se e a festa é interrompida em saudação aos espíritos ancestrais e aos orixás. 

O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Milato. "É um grito de resistência frente a uma sociedade racista por estrutura. É uma louvação ao legado de luta daqueles que jamais se curvaram ao opressor. É um clamor por dias melhores e um sonho saindo do papel".

Solidariedade

A Grande Rio, junto com Viradouro e União da Ilha farão uma live, hoje, a partir de 19h30, na Marquês de Sapucaí. O encontro vai ajudar as três comunidades através do projeto Ritmo Solidário, que tem beneficiado cerca de três mil ritmistas durante pandemia com doações de alimentos e material de higiene. A transmissão será no site www.carnavalesco.com.br.

Você pode gostar
Comentários