Ação na escola municipal de Magé - Divulgação
Ação na escola municipal de MagéDivulgação
Por O Dia

A cultura, no geral, tem sido uma grande aliada durante o período de isolamento social. Em se tratando da literatura, especificamente, há quem diga que ler um livro é a única maneira de viajar para diferentes cenários na atual situação. O hábito da leitura se tornou ainda mais importante. Pensando nisso, a Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, em Magé, tem incentivado seus alunos a ler, através do projeto "Juntos: construindo uma nova escola."

A árvore que fica em frente à escola e que antes era só um refúgio durante os dias ensolarados, ganhou um novo significado. Chamada de árvore da leitura, já que o livros ficam pendurados nos galhos e armazenados em prateleiras de uma estante móvel, a árvore é usada para expor as obras como em uma vitrine. O projeto funciona como uma biblioteca, emprestando livros para os alunos e oferecendo embalagens sustentáveis para que eles os levem para casa.

Carlos Henrique Patrício, gestor da escola, afirma que a ideia do projeto surgiu mediante a problemática da pandemia. "Como manter a interação e garantir a aprendizagem dos alunos da escola? Devemos oportunizar que as crianças tenham momentos de leitura, dando continuidade à aprendizagem, mesmo que de outro formato, ressignificando esses livros que até então estavam dentro da escola, parados, transformando a leitura em algo vivo e em movimento", explicou.

Os responsáveis e crianças que escolhem os títulos aprovam a ação e têm embarcado junto nessa ideia. "Essa é uma ótima iniciativa para que as crianças continuem a leitura em casa, já que não estão podendo vir à escola", disse a dona de casa Patrícia Corrêa, que foi buscar um livro para seu filho.

A vendedora autônoma Amanda da Silva afirma que sua filha é uma leitora ávida. "O projeto é importante para manter as crianças no ritmo do que elas já aprenderam, por isso está sendo fundamental", destacou.

Aos 10 anos, Felipe Gabriel, que estuda na unidade e cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, já entendeu a importância da leitura em sua vida e conta como os livros animaram sua quarentena. "É muito importante, porque no início da quarentena eu não estava querendo fazer nada. No meio da quarentena, quando começaram as aulas online, lives e a árvore da leitura, eu comecei a dar um levante. Já não estava mais com preguiça, eu me animei", contou o aluno.

Atividades durante o isolamento social
Publicidade
A árvore da leitura não é a única ação promovida pela Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto. A unidade também está distribuindo sabão durante a pandemia e produzindo lives, pensando na interação entre os alunos.
"Recolhemos óleo usado pela comunidade e entregamos sabão às famílias. Também temos outras ações como a 'Live de Gente Feliz', a aula pública virtual de toda sexta-feira, na qual qualquer um pode participar, e também a interação das professoras de 32 turmas com os alunos semanalmente", conta Carlos Henrique, o gestor da unidade.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários