O Hospital Municipal de São João de Meriti é a referência do município para atender os pacientes graves de covid-19 - William Montarroyos
O Hospital Municipal de São João de Meriti é a referência do município para atender os pacientes graves de covid-19William Montarroyos
Por *André Arraes

O Hospital Municipal de São João de Meriti é a referência do município para atender os pacientes graves de covid-19. A prefeitura inaugurou a unidade de saúde em maio, no mesmo local onde funcionava o Posto de Assistência Médica (PAM). Desde aw abertura foram internados mais de 250 pacientes, nos 30 leitos de UTI disponíveis. Outros 59 doentes receberam alta e 66 morreram. Assim que finalizadas as obras no segundo e terceiro andares o hospital terá capacidade para 110 internações. 

O atendimento realizado é exclusivo aos casos mais delicados de coronavírus, sendo uma unidade de saúde de retaguarda para São João de Meriti. A assistência inicial, em casos de suspeita da doença, podem ser feitas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde da cidade. No momento, há 14 pacientes internados com covid-19 na unidade.

Uma das 59 pessoas que receberam alta da unidade de saúde foi Eulalia Alves Camarinho Nascimento, de 58 anos. Ela passou 40 dias internada no Hospital Municipal e teve alta há cerca de dez dias. De Belford Roxo, ela segue a recuperação em casa com a ajuda do marido e dos filhos.

"Os dias que eu fiquei lá foram dolorosos e muito tristes. Pensei que eu nem ia voltar para casa, passei muito mal. Eu quase fui entubada, mas consegui reagir ao tratamento e não precisei. Teve momentos que até desacreditei da vida, mas graças a Deus hoje estou aqui junto com a minha família, me sinto feliz por conseguir sair daquela situação. Quem me ajudou muito foi a equipe da enfermagem, com profissionais excelentes. As enfermeiras me tratavam como se eu fosse da família e isso contribuiu demais para minha recuperação. Ainda não estou 100%, mas estou me recuperando aos poucos", garante Eulalia.

A paciente que venceu a covid-19 relembra ainda do momento da notícia da alta e da emoção de estar de volta com a família. "Na saída do hospital foi uma alegria tremenda, porque eu vi quantas pessoas tiveram um carinho tão grande comigo, sendo que nem me conhecem. Só tenho a agradecer pelo cuidado e carinho. É muito bom estar de volta com a família, principalmente para mim que faço tudo em casa e tenho uma vida ativa."

Desafios sem perder a esperança
Direção do Hospital de São João de Meriti comemora a recuperação de pacientes como Eulalia, de 58 anos
Direção do Hospital de São João de Meriti comemora a recuperação de pacientes como Eulalia, de 58 anosWilliam Montarroyos
Publicidade
O diretor médico do Hospital Municipal de São João de Meriti, Dr. Altair Soares, conta mais detalhes de como é estar à frente da unidade e da equipe responsável pelo tratamento dos doentes. "Eu já fui diretor de outras unidades de saúde. Mas no Hospital de São João de Meriti é diferente porque é um local específico para atendimento de casos graves de covid-19, pessoas com necessidade de terapia intensiva. Nós não tratamos outras doenças, a não ser quando o paciente tem a covid-19 e outra enfermidade também".
Sobre o trabalho no dia a dia, ele afirma: "É um desafio muito grande. Nós temos plantões de 24 horas com dois médicos, quatro enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, além de farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social e uma psicóloga. Com essa equipe conseguimos atender perfeitamente nossas demandas".
Publicidade
Cardiologista por formação e com 20 anos de profissão, Dr. Altair não esconde a sensação de dever cumprido sempre que os pacientes retornam para casa recuperados. Diante das circunstâncias e gravidade do coronavírus, liberar um paciente do hospital tornou-se ainda mais especial.
"Conseguimos dar alta para uma idosa de quase 100 anos. Tenho pacientes com quase dois meses de internação, por ser uma doença complicada do ponto de vista clínico. Então, às vezes, o paciente tem sua internação prolongada", revela.
Publicidade
O profissional reforça que é sempre gratificante dar alta. "Para nós é como fazer o gol, fazer o ponto, é a vitória do médico e da equipe, nosso momento máximo da profissão. Quando ele acontece temos a certeza que nosso dever está sendo cumprido. Principalmente nesse momento que o número de óbitos é alto, a doença cobra um preço alto, onde grande parte dos pacientes graves falecem. Quando conseguimos recuperar é uma sensação muito gratificante."
Publicidade
A luta contra a covid-19 na Baixada Fluminense
Hospital Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias: sistema de saúde é sempre uma das maiores preocupações do eleitores, não só na época do voto
Hospital Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias: sistema de saúde é sempre uma das maiores preocupações do eleitores, não só na época do votoDivulgaÇÃO
Outras unidades de saúde da Baixada Fluminense também estão presentes na luta contra a covid-19. O Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, completou neste mês 12 anos, e realiza o atendimento dos casos do novo coronavírus do município e de cidades vizinhas. Ao todo são 30 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes de covid-19 e 10 leitos de CTI. A taxa de ocupação atualmente é de 50% de CTI e 10% de enfermaria.
Publicidade
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, no período de março a agosto foram 703 internados. Deste total, 462 foram transferidos para outras unidades de referência no estado. O número total de mortes confirmadas no hospital é de 379.
O Centro de Tratamento para a covid-19 de Magé está com 11 pacientes internados, sendo cinco em estado grave. A unidade completou cinco meses de funcionamento ontem, após ser criada emergencialmente para atender aos pacientes afetados pela pandemia do novo coronavírus.
Publicidade
De acordo com o diretor da unidade, Junior Reis, "o perfil dos pacientes que têm chegado para internação é de 40 a 60 anos. Dos internados atualmente, três são idosos. Mas são pacientes que apresentam comorbidades como diabetes e hipertensão". O hospital de campanha mageense totaliza 118 altas, sendo 53 de pacientes idosos que superaram essa terrível e imprevisível doença.
Você pode gostar
Comentários