Hillary da Silva, Miss Baixada Itaguaí, e outras candidatas, participaram de workshops virtuais importantes para a competição e a formação pessoal - Reprodução
Hillary da Silva, Miss Baixada Itaguaí, e outras candidatas, participaram de workshops virtuais importantes para a competição e a formação pessoalReprodução
Por Gabriel Sobreira
Quando falamos em beleza, lembramos logo dos tradicionais concursos de miss, com passarela, torcidas, jurados, vestidos de gala e aquela concorrida faixa de vencedora. E em tempo de pandemia, o Miss Baixada Fluminense se adaptou no ano em que completa 13 anos de existência, com 80% das suas atividades acontecendo de forma online.
“Até o momento, já foram seis seleções (Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Itaguaí, São João de Meriti e Seropédica). Faltam Nilópolis no dia 3 de outubro, Mesquita/Guapimirim e Japeri no dia 17, Belford Roxo, dia 31 e Paracambi/Queimados no dia 7 de novembro”, explica a publicitária Patrícia de Paula, organizadora do evento. A grande final será em abril de 2021. “Será com tudo que tem direito, já provavelmente todo mundo vacinado e muita aglomeração”, deseja ela.
Publicidade
Entre as avaliações estão desenvoltura, simpatia e orgulho, quando as candidatas falam um pouco do que aprenderam da história do seu respectivo município e qual a razão de ser a eleita da cidade.
“Quando é presencial, eu escolho o maiô bem comportado, o vestido também, cuido de tudo mais pensando na imagem delas. Hoje em dia, qualquer coisa viraliza, tanto para o bem quanto para o mal, e eu tento sempre orientar, peço para usar o mais comportado possível. Eu falo: ‘shortinho ok, mas veja antes no guarda-roupa da mamãe ou da vovó, que sempre tem um maiô lá. As meninas ficam chateadas achando que vou deixá-las, mas é cuidado”, justifica Patrícia, que além do evento principal, organiza o Miss Baixadinha (2 até 10 anos) , o Miss Baixada Teen (de 11 a 13). “E tem o Miss Baixada Master, de 22 até 150 anos se tiver”, brinca.
 
Publicidade
As dinâmicas da disputa
O Miss Baixada é uma iniciativa independente. Não cobra taxa de inscrição nem ingresso. Segundo a idealizadora, o projeto não se prende aos "padrões de beleza nem exigências estéticas". Pré-requisito mesmo é só ter entre 14 e 21 anos e ser uma orgulhosa moradora da região.
Publicidade
As candidatas passaram por workshops virtuais com temas importantes não apenas para usar na competição. "Formamos a futura mulher da Baixada. Abordamos História da Baixada, Lei Maria da Penha, autoestima", explica Patrícia. Mas é claro que temas de beleza estão presentes. "Automaquiagem e passarela. Não podemos fugir do enredo", diz ela.