Luderia 2V, em Belford Roxo. Espaço aluga jogos de tabuleiro. Jogos modernos  - Divulgação
Luderia 2V, em Belford Roxo. Espaço aluga jogos de tabuleiro. Jogos modernos Divulgação
Por *André Arraes

Com a pandemia e as diversas atividades que foram adaptadas para o online, a fim de evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus, às vezes as pessoas carecem de algo fora das telas de computadores, celulares e televisões. Os jogos de tabuleiro sempre foram um bom programa, principalmente para grupos, e uma excelente alternativa para se distrair, aliviar o estresse, passar o tempo e dar boas risadas. 

Na quarentena, ajudam a levar a vida com mais leveza e bom humor, apesar da angústia do isolamento. Se você sente saudade desses jogos mas está sem opção, seus problemas acabaram! A Luderia 2V, em Belford Roxo, ostenta um acervo mais de 100 jogos de tabuleiro disponíveis para quem deseja se divertir longe da tecnologia.

O estabelecimento é de Carlos Xavier, de 47 anos, e Sérgio Fausto, 50, ambos amigos há mais de 30. A ideia do negócio surgiu de uma conversa entre eles sobre como os jogos de tabuleiro reúnem crianças, famílias, amigos, e como podem ser uma troca interessante de experiências capaz de render boas memórias.

"Pensando em como resgatar esses momentos tivemos a ideia de disponibilizar alguns jogos clássicos para outros amigos. A aceitação foi muito boa e idealizamos montar uma loja para que um público maior pudesse ter acesso. Planejamos cada detalhe do ambiente para que ele fosse aconchegante. Inauguramos em março deste ano e logo fechamos devido à pandemia. Reinauguramos em junho e a aceitação do público foi surpreendente", conta Xavier sobre a Luderia.

Segundo o comerciante, durante a pandemia a procura pelos games tem sido grande, pois as crianças estão passando mais tempo em casa e os pais querem tirá-las um pouco da internet. Os jogos ficam disponíveis para aluguel, podem ser retirados e depois entregues na loja, para evitar aglomerações. É feito um cadastro de clientes, com apresentação de documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência. Feito isso, as pessoas podem alugar os mais de 100 títulos disponíveis por até sete dias. Há a possibilidade também de jogar na loja por R$ 2 por hora e pessoa.

"Nem todo mundo se sente confortável em ficar dentro de uma loja por causa das restrições. A minha visão é que o pessoal leve o jogo pra casa. Quem quiser jogar aqui tem que usar máscara, não pode ficar muito cheio etc. Eu tenho álcool em gel também, mas a maior parte dos jogos está sendo alugada, as pessoas estão preferindo levá-los. Os clássicos são os mais procurados: Banco Imobiliário, Jogo da vida e War", assegura o proprietário.

Como os amigos - e agora sócios - têm quase a mesma idade, eles viveram juntos uma época em que, segundo Carlos, não havia tanta oferta de jogos de tabuleiro. As pessoas brincavam de outras coisas, como dominó e cartas. A infância foi marcada por momentos de diversão e justamente as brincadeiras deixam Xavier realizado no que faz atualmente.

"O que me encantou nesse projeto é fazer uma loja com muitas marcas que remetem à infância. Os jogos, a venda de gibis da Turma da Mônica, nosso espaço retrô, com diversos games antigos. Eu sempre trabalhei na área do comércio, desde jovem. Não que eu não gostasse antes, mas hoje estou fazendo aquilo que eu gosto, dá muito prazer reunir uma galera e brincar", alegra-se.

A Luderia 2V está localizada na Av. Heliópolis, nº 332, em Belford Roxo. No site https://kyte.site/2v-ludolocadora está disponível o catálogo com os itens do estabelecimento. É possível entrar em contato também pelo WhatsApp (21) 97590-0297.

O lado bom da pandemia
Luderia 2V, em Belford Roxo. Espaço aluga jogos de tabuleiro. Jogos clássicos
Luderia 2V, em Belford Roxo. Espaço aluga jogos de tabuleiro. Jogos clássicosDivulgação
Publicidade
Logo após a inauguração da Luderia 2V, em março, o comércio em todo o Rio teve que ser fechado, respeitando os decretos dos governos no combate à covid-19. Mesmo com as dificuldades enfrentadas nesse período, Xavier consegue enxergar pontos positivos.
"A pandemia ajudou porque a sociedade parou para refletir sobre alguns conceitos. As pessoas perceberam a necessidade de se encontrar, estar com seus filhos e família. Isso estava um pouco apagado. Agora elas despertaram para esse tipo de relação, e tem tudo para esse ramo de comércio crescer. A pandemia serviu para que as pessoas tentassem se relacionar melhor umas com as outras. Os jogos de tabuleiro tinham um potencial que estava de lado e a reinvenção da sociedade é o que está fazendo a diferença", finaliza.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários