Atriz e influenciadora digital Flávia Pavanelli é uma das adeptas  - Reprodução/Instagram
Atriz e influenciadora digital Flávia Pavanelli é uma das adeptas Reprodução/Instagram
Por Gabriel Sobreira
Você já deve ter visto postagens nas redes sociais falando sobre o ‘foxy eyes’, que em português significa olhos de uma raposa. A moda, que recorre aos fios de polidioxanona (PDO) para manter a região elevada e alongar o olhar, tem virado tendência entre modelos no mundo.
Rita Ventura, especialista em estética orofacial, explica melhor como funciona o procedimento. “É uma técnica minimamente invasiva. Dura em média uns 40 minutos, no máximo uma hora. Não é abertura, não tem corte, nem cirurgia com ponto. Os fios que passamos são de PDO e não são traumáticos, ou seja, são bem aceitos pelo corpo. São fortes, flexíveis, não causa reação à saúde e o processo de absorção é seguido por reação moderada da pele e formação de colágeno novo”, explica ela, que atende em Duque de Caxias.
Publicidade
Segundo a profissional, que é também especialista em harmonização facial, a prática não é indicada para todo mundo. “Se a pessoa for muito idosa, talvez o resultado possa não ser o esperado”, salienta. Rita explica ainda que o procedimento tem uma duração de oito meses e, que antes de fazê-lo é preciso aplicar a toxina botulínica – Botox - para relaxar a musculatura. “E ficar na posição certa”, detalha.
O modelo João Manoel Barbosa, de 23 anos, explica que optou pelo procedimento em nome do trabalho, já que lhe incomodava o olhar que, segundo ele, era meio caído. “E como eu trabalho com imagem, decidi fazer esse processo para levantar mais o olhar e deixar a minha sobrancelha mais marcada. Eu pesquisei na internet antes sobre o tratamento”, explica João, que é morador de Duque de Caxias.
Publicidade
Para a especialista Rita Ventura, a tendência do “olho de raposa” é algo que pode ser temporário. “Acho que vai passar. No geral, as meninas aplicam muito Botox para arqueamento de sobrancelha. É um procedimento que sempre teve. O ‘foxy eyes’ é para dar uma puxada, então acho que é temporário”, analisa.
Visual dos orientais?
Publicidade
Por aqui, a atriz e influenciadora digital Flavia Pavanelli é uma das adeptas da prática do 'foxy eyes'. Só que alguns seguidores de Flávia chegaram a acusá-la de apropriação cultural e racismo. Isso porque o visual se assemelha ao de orientais.
A atriz usou as redes sociais para se defender. Ela explicou que se submeteu ao polêmico procedimento nos olhos por uma questão de prevenção.
Publicidade
"Não fiz para ficar puxado. Fiz por prevenção. Eu tenho histórico em minha família de uma prima com trinta anos que teve que fazer redução de pálpebra, que se chama blefaroplastia. Então, faço mais por prevenção e principalmente por conta do meu lado direito", justificou na época a modelo de 22 anos.