Prefeito de Magé, Rafael Tubarão, cumprimentando alunos - Marcelo Dias
Prefeito de Magé, Rafael Tubarão, cumprimentando alunosMarcelo Dias
Por O Dia

O Ministério da Educação divulgou no dia 15 o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, indicador do governo federal que avalia a qualidade do ensino no Brasil. O município de Magé mostrou resultado positivo, com 54 escolas batendo a meta e também ultrapassando os números mínimos estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Nos anos iniciais, avaliado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, o crescimento conquistado pela rede municipal de Magé foi de 25,5% em relação aos dados de 2017. Os números refletem no ranking estadual, saltando de 89º em 2017, para 49º em 2019. Nos Anos Finais em que são avaliados os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, houve um crescimento de 15,7% e um salto de 22 posições, chegando em 43º lugar.

O prefeito de Magé comemorou o resultado e o reflexo dos investimentos na Educação municipal:

"Sempre destacamos que nosso maior patrimônio é o mageense. Esses números mostram que Magé tem um potencial a ser explorado e investir na Educação é o caminho para ter uma cidade melhor. Agora temos escolas premiadas, professores reconhecidos e somos destaque por causa dos talentos e do investimento em nossa cidade."

DESTAQUE NA BAIXADA

Para a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão, o crescimento e resultado positivo foi alcançado com muito trabalho. "Somos a melhor Rede de Educação da Baixada Fluminense. É muita alegria mesmo, é para se emocionar. É um novo olhar para educação. Fruto de muito foco, trabalho e competência", comemorou a secretária.

No Ideb 2019, um total de 43 escolas do município bateram a meta estipulada pelo INEP para 2019 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e 11 escolas nos Anos Finais atingiram a média proposta pelo órgão federal . A E.M. Nilta Alonso, do 5º distrito, teve o maior crescimento entre os Anos Iniciais com mais 2,5 pontos, e a E.M. Gandur Assed, no 6º distrito, que obteve o maior crescimento nos Anos Finais com mais 2 pontos.

A diretora da Escola Municipal Nilta Alonso, ÂngelaMendonça, destacou que obom resultado pode ser refletido nos índices de reprovação, onde nenhum aluno ficou reprovado por nota. "Foi um trabalho conjunto desde o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, com os especialistas e professores que trabalharam o conteúdo e também a autoestima dos alunos. Os pais também foram incluídos no processo. Sempre trabalhamos a autoestima e a empatia dos alunos.", relatou Ângela.

Já o diretor da Escola Municipal Gandur Assed, Wagner Bayão Soares, contou como recebeu a notícia e citou o empenho em manter a motivação dos alunos em estar na escola, como a fórmula do sucesso. "Só soube agradecer aos gestores e a equipe pedagógica da nossa escola. Um ingrediente importante foi querer estar na escola e participar

Você pode gostar
Comentários