Por O Dia

Os moradores de Guapimirim não escondem a alegria com a liberação das atividades funcionais ao ar livre, pela Prefeitura do município. São atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que estão mudando a vida e saúde da população da cidade.

Mesmo nestes tempos de Pandemia onde é fundamental que sejam mantidas as rígidas prevenções à covid-19, determinadas pela Secretaria de Saúde do Município, os alunos voltaram às aulas que estavam paradas desde março.

Viviana de Jesus Andrade, de 40 anos, comentou que há um ano participa das aulas funcionais. "Acho estas aulas muito boas para a mente, para o corpo e saúde. Vim para uma aula experimental, onde conheci a professora Cristiane e fiquei na turma. Moro aqui perto no bairro Santa Eugênia. Estou amando este retorno".

A professora Cristiane Maria de Oliveira Barcelo de Castro, também se alegra com a volta de suas alunas. Além da aula de funcional, ela também é professora de natação no município de Guapimirim. "Antes da pandemia eu tinha cerca de 70 alunos, agora tivemos que limitar o atendimento e os horários nos cinco locais autorizados, seguindo as determinações da Secretaria de Saúde, com intervalos de, pelo menos 10 minutos, entre uma aula e outra".

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desenvolve em espaços fechados aulas de hidroginástica e natação, para crianças, jovens e idosos. Mônica Rangel, subsecretária da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, contou que cerca de 1300 alunos participam das aulas de desenvolvimento físico na Prefeitura. "Além das aulas funcionais, temos: luta futebol, natação, hidroginástica, que atendem desde as crianças até idosos. Muitas destas aulas ainda não foram reiniciadas, por conta do controle epidemiológico".

Elizete Chagas do Nascimento, de 51 anos, faz questão de dizer que faz aulas desde 2017. "É bom pra saúde. Estas aulas trabalham o corpo e a mente. Tem ainda o lado social, momento em que conversamos, brincamos. Uma amiga incentiva a outra e conseguimos fazer os exercícios dentro dos nossos limites físicos. Este tempo sem aula me fez muita falta", comentou.

Terezinha de Jesus, também de 51 anos, contou que as aulas funcionais melhoraram seu cansaço físico, sua respiração. "Se eu ficar parada, é horrível. Importante é que estejamos sempre mantendo a atividade física. Ando até melhor de bicicleta", concluiu em tom bem-humorado.

 

Você pode gostar
Comentários