Programa estadual Florestas do Amanhã em São João de Meriti - Divulgação
Programa estadual Florestas do Amanhã em São João de MeritiDivulgação
Por O Dia

São João de Meriti é uma dentre as 16 cidades que vão receber o programa Florestas do Amanhã, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). A ideia é reflorestar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Limoeiro, no Jardim Metrópole, a APA da Vila Andorinhas, no bairro de mesmo nome, a APA da Aeronáutica em Olavo Bilac, Parque Boa Vista (Pau Branco), e o Parque Natural Municipal Jardim Jurema, no Parque Teles de Menezes (Venda Velha), totalizando uma área de 50 hectares.

A ação cumpre o Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases, justamente com o plantio e a recuperação da Mata Atlântica. Os técnicos da SEAS e da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), visitaram as cinco áreas que receberão o programa, que deve começar nos próximos meses.

Segundo o secretário da SEMAS, André Mazoni, o início do plantio vai respeitar o calendário agrícola e prevê ainda a manutenção das áreas por quatro anos: "Esta é uma forma de conseguirmos trazer mais verde para nossa cidade que, como sabemos, é altamente urbanizada. Dessa forma será possível melhorar a qualidade de vida da nossa população", afirmou o secretário.

Projeto

O programa foi aprovado em junho pela pela Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro. A meta é o reflorestamento de 1.100 hectares de Mata Atlântica em 20 unidades de conservação e em outras áreas prioritárias espalhadas por todo o território fluminense. Ao todo 2,5 milhões de árvores serão plantadas nos 16 municípios da Região da Bacia Hidrográfica V, que abrange, entre eles, São João de Meriti.

Os recursos para o programa virão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), depositados no Fundo da Mata Atlântica. De acordo com o Governo do Estado, haverá geração de emprego e renda para a população local.

Você pode gostar
Comentários