Estrutura, que fica no Morro do Embaixador, homenageia herói municipal - Divulgação/ Prefeitura de São João de Meriti
Estrutura, que fica no Morro do Embaixador, homenageia herói municipalDivulgação/ Prefeitura de São João de Meriti
Por O Dia

Em alusão à 14ª Primavera dos Museus, agentes da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEMCULDHIR) estiveram no Morro do Embaixador, na última quinta-feira (24/9), para conferir o avanço das obras do Museu Marinheiro João Cândido, herói municipal e estadual e principal responsável pela Revolta da Chibata, evento que pôs fim aos castigos sofridos pelos marinheiros até a primeira metade do século XX.

Acompanhando a visita estava a superintendente de museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Luciene Figueiredo. A museóloga, que assiste o projeto há 10 anos, reforçou a importância da preservação da memória de João Cândido: "Este é mais um momento de reafirmação do papel e da importância do museu nessa região, estou feliz em ver que essa fase está em andamento", disse.

A 14º Semana de Museus é um evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, da qual São João de Meriti participa. O superintendente da SEMCULDHIR, Frei Tatá, falou sobre esta etapa da obras: "Estamos realizando a revitalização de todo o entorno do imóvel que será a sede do museu, preservando as pedras e todos os itens da casa que ainda existiam. Tudo é da década de 1930".

De acordo com a secretária da pasta, Ana Paula Rosa, a licitação para restauração do casarão deve ocorrer em breve para que as obras de reforma tenham início e o tão sonhado museu se torne efetivamente uma realidade. Além do museu, o espaço contará com uma área recreativa, com quadra de esportes, academia ao ar livre e parquinho infantil.

Professora e historiadora, Ercília Coelho, que também acompanhou o projeto, relatou sua impressão ao chegar ao local: "Essa primeira fase das obras nos dá um fôlego de que o museu, pelo qual estamos lutando desde 2007, vai finalmente sair do papel. O exemplo de João Cândido contribui para nossa história e nosso povo", afirmou.

Zilmar Duarte, presidente da Associação dos Amigos do Museu Marinheiro João Cândido, declarou: "Podemos agradecer imensamente a efetivação dessas obras. Agora, navegamos em águas mais tranquilas".

Você pode gostar
Comentários