Antes da mudança, as inscrições terminariam nesta sexta-feira - Reprodução/Internet
Antes da mudança, as inscrições terminariam nesta sexta-feiraReprodução/Internet
Por *André Arraes

Ir bem na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é vital para manter vivo o sonho de ingressar no ensino superior, seja em universidade pública ou privada. Além da importância de uma boa escrita na hora da prova, com uma argumentação pertinente e exposição de ideias de forma clara, escrever vai além do exame: é uma lição para toda a vida.

Saber articular soluções, conectar conceitos para a criação de ideias e projetos, construir argumentos sólidos para defender seus posicionamentos. Essas são apenas algumas exigências diárias no mundo do trabalho. O estudante, ao aprender a organizar seus pensamentos com a ajuda da redação, será mais bem preparado para lidar com essa realidade.

Diversas universidades do Brasil utilizam a redação como critério de desempate entre os candidatos, daí, um dos porquês de dar uma atenção especial ao tema. Uma das instituições que está atenta a esse cenário é o Elite Rede de Ensino. Em suas unidades da Baixada Fluminense, nas cidades de Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti, está sendo realizado o Projeto Redação. O curso online tem como objetivo proporcionar aos alunos um espaço dedicado à reflexão sobre diversos temas, além de fixar o modelo de escrita do Enem.

Já olhando para o futuro está a aluna do 3º ano Júlia Matias Rezende, de 17 anos, moradora de Nova Iguaçu e estudante na unidade do Elite no mesmo município. A jovem almeja seguir a carreira de Medicina e já pensou até nas opções de faculdades em que deseja estudar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são as principais escolhas. A iguaçuana está fazendo o curso de produção de textos, que começou dia 14 do mês passado.

"Tenho algumas dificuldades, mas no geral sou boa em redação. Preciso melhorar meus pontos fracos, como a conclusão e quais argumentos selecionar. O projeto é fundamental para conseguir analisar os meus erros e, com a ajuda do professor, saber por onde começar para que consiga atingir a nota máxima. A meta é sempre essa, mas pretendo alcançar uma nota entre 900 e 1.000 na redação", espera a aluna.

De acordo com a adolescente, detalhar a proposta de intervenção e selecionar os argumentos são as principais barreiras para alcançar a redação perfeita. Por outro lado, a capacidade em relacionar várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, fazer um texto coeso, com o uso de conectivos, além da facilidade em matérias como História, Literatura e Sociologia podem ser aliadas para atingir a pontuação máxima na redação e contribuir para Júlia alcançar seus objetivos.

Como a prática é a melhor forma de aprender a minimizar os erros, os alunos que fazem parte do programa receberam material de apoio para acompanhamento das aulas e instruções para a elaboração dos textos. Uma boa redação apresenta repertório bem selecionado e corretamente fundamentado, mas para isso é preciso praticar, e muito!

Estudantes que não fazem parte da instituição também podem participar. Os interessados podem se inscrever pelo portal da escola https://pp.ensinoelite.com.br/bolsao/, pelo telefone 0800 031 0306 ou nas unidades do Elite de Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

Foco total ao usar a caneta!
Publicidade
A redação é a única parte do Enem em que o candidato tem a garantia de que poderá atingir a nota 1.000, se fizer tudo certo. No exame do ano passado, dos cerca de 3,9 milhões de inscritos, apenas 53 atingiram a nota máxima. Por volta de 143 mil participantes tiraram nota zero, fato que os impossibilitou de participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Com base neste panorama, é de suma importância a dedicação dos estudantes à redação e iniciativas com foco neste conteúdo. O Enem será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro do ano que vem em sua versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, também de 2021, em sua versão digital.
Você pode gostar
Comentários