06/10/20 - Ação de cadastramento e higienização de pessoas em situação de rua no entorno da Praça da Matriz, no Centro de São João de Meriti. - Divulgação/William Montarroyos
06/10/20 - Ação de cadastramento e higienização de pessoas em situação de rua no entorno da Praça da Matriz, no Centro de São João de Meriti.Divulgação/William Montarroyos
Por *André Arraes

A Secretaria de Assistência Social de São João de Meriti realizou, ontem, uma ação de cadastramento e higienização de pessoas em situação de rua no entorno da Praça da Matriz, no Centro. De acordo com a pasta, o objetivo foi promover um atendimento humanizado, e principalmente, realizar um mapeamento com a coleta de dados para que estas pessoas possam voltar à suas famílias e serem inseridas novamente na sociedade. Além disso, houve higienização pessoal e alimentação durante a atividade.  

Outra ação semelhante irá ocorrer hoje em Meriti, só que na rodoviária do Éden. As equipes da secretaria farão o levantamento das pessoas em situação de rua na região, a fim de prover uma melhor assistência a elas. Diversos profissionais estão envolvidos nas ações, dentre eles assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e os orientadores sociais, que analisam as demandas da população.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado para População de Rua, conhecido como Centro Pop, Luana de Santana, fala sobre alguns objetivos do mapeamento e da coleta de dados. "Providenciamos parcerias para o retorno deles ao mercado de trabalho e segunda via de documentos, ou seja, procuramos fazer o resgate da cidadania dessas pessoas", explicou.

O evento de ontem contou também com o apoio do Projeto João 10:16, iniciativa que há três anos oferece banheiros móveis para que as pessoas possam fazer a higiene pessoal. O grupo já atuou junto ao poder público, como prefeituras e a Defensoria Pública do Estado. Para doações de produtos de higiene ao Projeto, basta entrar em contato pelo número: 21 98177-3361.

Retorno à sociedade
Publicidade
As pessoas que por algum motivo estão em situação de rua, seja por questões pessoais ou falta de oportunidades, podem usufruir do suporte dado nestas ações da prefeitura, que buscam reestabelecer esses indivíduos na sociedade, através da retirada de documentos, corte de cabelo e reaproximação com a família. A superintendente da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Meriti Ana Cláudia Andrade, comenta um pouco sobre importância dessa atuação para o povo do município.
"A realização desta ação nos bairros de Éden e do Centro é fundamental para que a população de rua tenha acesso aos serviços da política de assistência social. A ação também tem como objetivo buscar uma aproximação do poder público com essa população para que seja possível perceber suas principais demandas, tais como: ausência de documentos, possíveis problemas de saúde e busca por emprego. Desta forma será possível minimizar os problemas desta população", finaliza a superintendente.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários