Equipe do Caps Ad fez um trabalho de conscientização contra o uso de drogas lícitas e ilícitas, para marcar o Dia Nacional de Combate às Drogas - fotos divulgação
Equipe do Caps Ad fez um trabalho de conscientização contra o uso de drogas lícitas e ilícitas, para marcar o Dia Nacional de Combate às Drogasfotos divulgação
Por O Dia

O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo foi comemorado no último dia 20. Para lembrar a importância da data e do tema, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Belford Roxo realizou semana passada, na Praça de Heliópolis, uma ação de alerta à população para a prevenção das drogas.

A diretora do Caps Ad, Dejane Nascimento, destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga, desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.

O Caps Ad, localizado na rua Adil Miranda 98, centro, tem o objetivo a redução de danos através das atividades preventivas e terapêuticas, funcionando com serviços e acolhimento humanizados, atividades em grupos, atendimento individual, palestras, atendimento psiquiátrico, atendimento psicológico e atendimento social.

Você pode gostar
Comentários