Paraty - Divulgação
ParatyDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Um dos recantos mais bonitos do Estado do Rio, a Costa Verde é uma região que reúne diversas riquezas naturais e históricas em um só lugar. Formada pelas cidades de Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty, tem atrativos variados, com opções de lazer para agradar a todos. E, melhor de tudo, fica bem próxima ao município do Rio. Não por acaso, vale reunir família e amigos, pegar o carro e botar o pé na estrada.

Entre a montanha e o mar, a Costa Verde oferece roteiros em contato direto com a natureza. Em Itaguaí, vale visitar praias da Ilha da Madeira e Coroa Grande, além de fazer passeios de barco para conhecer melhor a região da bela Baía de Sepetiba. Caminhadas ecológicas também são uma boa pedida, com destaque para as cachoeiras Itimirim, Itinguçú e Bicão.

Não muito distante, Mangaratiba, que ainda preserva várias construções históricas. Entre elas, a igreja matriz de Nossa Senhora da Guia e o Solar do Barão de Sahy. O município, aliás, serviu de cenário para o filme 'Limite', clássico do cineasta Mário Peixoto, de 1930. A cidade ainda tem diversas cachoeiras e praias, além de atrações ecológicas Parque Estadual do Cunhambebe e Parque Municipal Pedra do Urubu.

Já em Rio Claro, uma dica é curtir passeios ecológicos e os esportes de aventura canoagem e rafting no Rio Piraí. Há ainda cachoeiras de fácil acesso da Laje e Cascata. A história se faz presente com o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, que abriga ruínas da antiga cidade de São João Marcos, uma das mais ricas do Ciclo do Café, no século XIX.

Na Ilha Grande, a Vila do Abraão é o ponto central e onde ficam lojas de artesanato, bares, restaurantes e pousadas - Divulgação

Marcos históricos são também alguns dos atrativos de Angra dos Reis. No Centro, vale conhecer o Convento São Bernardino de Sena e a Capela de São Francisco da Penitência. Há ainda a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Lapa nesta funciona o Museu de Arte Sacra.

Angra dos Reis ainda preserva várias cachoeiras e um passeio imperdível é conhecer a Baía de Angra de barco. Com águas cristalinas, abriga 365 ilhas, algumas bem movimentadas é o caso da Gipóia e Itanhangá. Outra dica é a Ilha Grande, com praias paradisíacas, como Lopes Mendes, recentemente considerada uma das 25 mais bonitas do Brasil. Na Vila do Abraão, o centro da ilha, farto comércio, com bares, restaurantes e pousadas.

Passeios de barco também são uma boa pedida para quem visita Paraty. E vale conhecer as badaladas praias Vermelha e da Lula, além das selvagens Martim de Sá, Grande da Deserta e o Saco do Mamanguá. Distante cerca de 30 quilômetros da cidade fica Trindade, vila que abriga as praias Brava, do Cepilho e do Meio, entre outras.

Vale também passear sem pressa pelas ruas do Centro Histórico, composto por prédios seculares, como as igrejas de Santa Rita (é onde funciona o Museu de Arte Sacra) e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. No próprio Centro Histórico, aliás, ficam os principais bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

Cidade virou sinônimo da bebida
Publicidade
Paraty é também conhecida como a terra da cachaça. Afinal, entre os séculos XVIII e XIX, a cidade chegou a ter mais de cem alambiques. Não à toa, a palavra parati consta dos dicionários como um dos sinônimos da bebida. E, para celebrar a branquinha, desde 1982, sempre em agosto, é realizado o Festival da Pinga.
Assim, quem vai a Paraty não pode deixar de conhecer um dos alambiques da cidade ou fazer um tour por todos eles há agências de turismo que realizam tais visitas. É imperdível conhecer os métodos de produção e um pouco da história da bebida. Entre os produtores, Engenho D'Ouro, Coqueiro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca e Maré Cheia, além da artesanal Maria Izabel.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários