Rio - Sem luz pelo quarto dia nesta semana, moradores da Rua Tambaú, em Ramos, Zona Norte, realizaram um novo protesto contra a Light e fecharam a pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, na manhã desta sexta-feira, na altura do Viaduto Brigadeiro Trompowski, a saída da Ilha do Governador. Um grupo ateou fogo em sacolas de lixo, pneus e madeiras, por volta das 6h39, segundo o Centro de Operações da Prefeitura. Em outros pontos da cidade, cariocas vivem o mesmo problema.
Com a chegada dos bombeiros e de policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), o fogo foi controlado e a Avenida Brasil foi parcialmente liberada ao tráfego, mas as retenções continuam. Por volta das 9h, o congestionamento ia até a altura do Trevo das Missões, o entroncamento da via com a Rodovia Washingtron Luiz (BR-040).
Os moradores daquela localidade já haviam realizado um protesto na noite desta quinta-feira. Na ocasião, um morador explicou, através do WhatsApp do DIA (98762-8248): "A Light veio pela manhã e fez um serviço de má qualidade. E agora à noite aconteceram pequenas explosões no poste onde havia crianças brincando na rua". Segundo ele, o fogo no poste já havia ocorrido na noite de quarta-feira, quando moradores ficaram sem os serviços de Internet, telefone e TV a cabo.
LEIA MAIS: Temporal deixa milhares de moradores sem luz por mais de 24 horas
Procurada pela reportagem, a Light informou que está enviando novamente uma equipe ao local nesta manhã. "Cabe ressaltar, que na localidade há muitas ligações clandestinas, que é crime, e prejudica a qualidade do fornecimento de energia além da dificuldade de acesso", afirmou a empresa, em nota.
Outros bairros sem energia
No comunicado enviado, a Light assume que trechos dos bairros de Anchieta e da Pavuna continuam sem luz na manhã desta sexta-feira. A empresa admite que em outros bairros o problema também ocorre, mas ressalta que são "casos pontuais".
A Light enfrenta dificuldades para restabelecer o fornecimento de energia na cidade. Segundo a empresa, o número de profissionais atendendo as ocorrências foi triplicado e eles trabalham de forma ininterrupta para restabelecer a energia nos locais afetados. Para a empresa, o problema foi causado pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, que colocaram o município em Atenção, conforme divulgou o Centro de Operações da Prefeitura. Na manhã desta quinta-feira, a Comlurb informou que suas equipes já haviam registrado ao menos 200 registros de queda de árvores e de galhos.
Ainda na nota, a Light pediu desculpas à população e disse que o tempo de restabelecimento depende da gravidade do problema. "Onde o tempo para restabelecer foi maior, como em Pavuna e Anchieta, o motivo foi o grande número de queda de árvores devido aos fortes ventos", afirmou.
Nas redes sociais, cariocas reclamam. Veja:
@lightclientes 3 dias sem energia eletrica em parque anchieta
— rafael morais (@rafaelmoraisrj) 19 fevereiro 2016
E nenhuma resposta da light. Isso ja varias ligaçoes e sem resposta ou prazo
@lightclientes Comunidade das Palmeiras no Complexo do Alemão está sem energia a mais de 24 horas
— Renata Trajano (@RenataTrajano1) 19 fevereiro 2016
Vamos querer né??
@lightclientes - Há pelo menos 12hs sem energia em Irajá, sem nenhum motivo aparente uma vez que ontem não houve chuva forte ontem na região
— CristianoBraga (@CrisBraga78) 19 fevereiro 2016
@lightclientes vocês levaram 24 horas para apenas responder! Infelizmente somos reféns desta porcaria de empresa! Qualidade zero!
— ConceitoQ Otimização (@conceitoqconsu1) 19 fevereiro 2016
@lightclientes @InformeRJO @LeiSecaRJ Já se vão para 48 horas sem energia, já perdemos toda comida da geladeira. Bairro Cachambi.
— LEONARDO R MEDEIROS (@leormedeiros) 19 fevereiro 2016
Se você atrasa a conta a @lightclientes corta! Se a Light deixa a população 2 dias sem luz não acontece nada! Absurdo! @ProconRJ
— Jefferson Messi (@MessiBraOficial) 19 fevereiro 2016
@LeiSecaRJ @jpssantana Lindo né @lightclientes um monte de gente prejudicada por ineficiência da sua prestação de serviços E seu bolso (mo)
— Patricia Campos (@ppcamrj) 19 fevereiro 2016