Rio - Motoristas que precisaram utilizar a Avenida Brasil nesta segunda-feira tiveram uma nova barreira que complicou a chegada ao Centro do Rio. A via expressa tem uma nova interdição entre o Viaduto da Ilha do Governador e a Linha Amarela, que ocupa toda a pista central no trecho para obras do BRT, desde domingo. O trânsito ficou congestionado e a Linha Vermelha, que seria uma opção, também teve o fluxo parado pelo excesso de carros. A situação complicou ainda mais com uma manifestação de moradores da região de Ramos devido a falta de luz.
GALERIA: Trânsito congestiona com novas interdições na Avenida Brasil
O tráfego na Avenida Brasil apresentou lentidão em Guadalupe, Barros Filho e de Cordovil até Ramos. A Linha Vermelha ficou com o trânsito lento de Duque de Caxias até o Caju, de acordo com o Centro de Operações Rio. O trecho tem cerca de 15 km.
Com o fechamento da pista central, os motoristas que precisam pegar a Avenida Brasil têm que utilizar a pista lateral e uma reversível da via, que também ficaram congestionadas. Outra rota alternativa, a Avenida Leopoldo Bulhões também registrou retenção.
Manifestação contra falta de luz
Uma manifestação contra a falta de luz ocupou uma faixa da pista lateral da Avenida Brasil, na altura do Viaduto da Ilha do Governador, congestionando ainda mais o trânsito. O trecho foi liberado por volta das 9h.
Na última sexta-feira, eles fecharam a pista lateral da via expressa. Os moradores da região estão sem luz há pelo menos uma semana. A PM foi até o local e negociou a liberação da pista.
LEIA MAIS: Sem luz há dias, moradores protestam e fecham a Avenida Brasil
Problema nos trens
O morador que sai da Baixada Fluminense e optou pelos trens para fugir do trânsito na Avenida Brasil ou Linha Vermelha também não tiveram vida fácil. Um problema de sinalização provocado pelas chuvas entre as estações Corte 8 e Gramacho, em Caxias, causa atrasos no Gramacho.
Por volta das 10h45, os intervalos, que estavam em 30 minutos, foram diminuídos para 15 minutos. Técnicos da concessionária trabalham para a regulaização do sistema. Até o início da tarde, o intervalos não tinham sido normalizados para 10 minutos.