Por tiago.frederico

Rio - No final da manhã desta terça-feira, muitos municípios fluminenses ainda enfrentavam problemas relacionados à forte chuva que atingiu o Estado do Rio nas últimas 24 horas. A reportagem tentou contato com as prefeituras de Maricá, Saquarema, Araruama, Cachoeiras de Macacu e Iguaba Grande, onde dezenas de moradores encontram-se desalojados, no entanto, seus responsáveis não foram localizados.

Moradores utilizam barco para se deslocar em rua alagada em Itaipuaçu, MaricáWhatsApp O DIA (98762-8248)

Na Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu, um funcionário que atendeu nossa ligação disse que o secretário encontrava-se prestando auxílio à população de Papucaia, bairro daquela cidade onde choveu 138 mm na noite de ontem. Ainda no município, pelo menos três árvores caíram, segundo bombeiros. Em todas as cidades que a reportagem procurou, ruas ficaram alagadas. Em Araruama, carros da 118ª DP ficaram debaixo d'água devido ao alagamento da Rua Bernardo Vasconcelos. O número total de desalojados em todo o Estado ainda é desconhecido.

LEIA: Terça-feira chuvosa amanhece com transtornos no Rio

Em 18 anos, nunca choveu tanto no mês de fevereiro como neste de 2016. Somente ontem, choveu 69% do esperado para todo o mês na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura carioca, as estações Rocinha e Recreio atingiram registros acima da média histórica: Rocinha teve 49% de chuva além do esperado, enquanto que Recreio marcou 33% a mais de chuva.

Carros da Polícia Civil ficaram debaixo d'água em rua alagadaWhatsApp O DIA (98762-8248)

O tempo chuvoso deixa o solo encharcado e alerta para o risco de deslizamento de encostas. O Climatempo pede a moradores da Costa Verde, Sul e Norte Fluminense que redobrem a atenção, já que nestas áreas estão previstas chuvas moderadas a fortes nesta quinta-feira. Na última noite, as sirenes instaladas pela Defesa Civil Estadual foram acionadas em Mangaratiba, Angra dos Reis, Niterói e Magé. 

Como diz a música de Clara Nunes, o sol há de brilhar mais uma vez a partir desta quarta-feira, quando haverá períodos ensolarados durante o dia, no entanto, ainda está prevista a ocorrência de chuva durante toda a semana.

Homem caminha com sua bicicleta em rua alagada de AraruamaWhatsApp O DIA (98762-8248)
Deslizamento de barreira em Papucaia%2C bairro de Cachoeiras de MacacuCarlos Oliveira Costa / Leitor


Você pode gostar