Por tiago.frederico

Rio - Uma chuva fraca atinge o Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira e, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, esse é o cenário previsto para todo o dia na cidade: chuva fraca a moderada, sendo mais intensa nos períodos da tarde e da noite e ventos fracos a moderados, o que mantém o município em Estágio de Atenção, segundo nível de uma escala de três. Devido à passagem de uma frente fria, as temperaturas estão mais baixas. A máxima chega aos 26ºC.

Avenida Mém de Sá ficou completamento alagada devido ao temporal registrado nesta segunda-feiraAlexandre Brum / Agência O Dia

Em 18 anos, nunca choveu tanto no mês de fevereiro como neste de 2016. Somente ontem, choveu 69% do esperado para todo o mês. Ainda de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, as estações Rocinha e Recreio atingiram registros acima da média histórica: Rocinha teve 49% de chuva além do esperado, enquanto que Recreio marcou 33% a mais de chuva.

VEJA MAIS:

GALERIA: Chuva inunda ruas na cidade

LEIA: Temporal inunda cidade e causa estragos na volta para casa

O tempo chuvoso deixa o solo encharcado e alerta para o risco de deslizamento de encostas. O Climatempo pede a moradores da Costa Verde, Sul e Norte Fluminense que redobrem a atenção, já que nestas áreas estão previstas chuvas moderadas a fortes nesta quinta-feira. Como diz a música de Clara Nunes, o sol há de brilhar mais uma vez a partir desta quarta-feira, quando haverá períodos ensolarados durante o dia, no entanto, ainda está prevista a ocorrência de chuva durante toda a semana.

TRANSTORNOS

Ainda hoje, podem ser registrados bolsões d'água e pontos de alagamento em diversas regiões da Região Metropolitana do Rio. No Twitter, um internauta postou vídeo de ruas com bolsões de alagamento na Zona Sul, em bairros como Catete, Glória e Flamengo.

Na Rua Conde de Irajá, altura do número 370, em Botafogo, e na saída do Túnel Noel Rosa, na chegada à Vila Isabel, árvores caíram. Equipes da Prefeitura foram deslocadas para fazer a poda das mesmas. O mesmo problema ocorre na Rua Almirante Alexandrino, no Rio Comprido, que está parcialmente fechada ao tráfego.

Em Maricá, o que caiu foi o muro de uma casa, mas não houve vítimas. Na divisa da cidade com o município de Saquarema, na Região dos Lagos, uma barreira deslizou, arrastando árvores na Serra do Mato Grosso. O trânsito está, ainda, em meia pista, mas técnicos trabalham para retirada do barro da via.

Em Piraí, no Sul Fluminense, barreiras caíram na pista da Rodovia Presidente Dutra e trechos estão sem acostamento.

A Light informou que, em função das chuvas de ontem, trabalha ainda em um pequeno trecho da Rocinha. No restante da cidade, a empresa só tem casos pontuais de falta de energia e atua com diversas equipes para normalizar o fornecimento. 

Você pode gostar