Por gabriela.mattos

Rio - O tempo vai melhorar a partir desta quarta-feira, mas as nuvens não saem totalmente já. O Inmet informou que apesar do mau tempo no início da semana, para hoje a previsão é de melhora, com ventos de fracos a moderados e chuvas de baixa intensidade em áreas isoladas do estado. E na quinta-feira, chegada da primavera, o sol retorna e as temperaturas voltam a subir: máxima de 28 graus e mínima de 15 graus.

No Morro dos Prazeres, moradores de um condomínio na Rua Cândido de Oliveira passaram a madrugada de terça-feira em pânico. Às 2h eles ouviram o estrondo da encosta cedendo. Dona do casarão onde moram 12 famílias, Roberta Cintia da Silva, 39, contou que as famílias deixaram o imóvel e chamarasm os bombeiros. A Defesa Civil e a Geo Rio chegaram logo, às 9h e interditaram o local.

“Levei umas 25 pessoas para o salão de festas que tenho perto. Ficaram só com a roupa do corpo. Já recebemos doações de água, colchões e roupa de cama e banho”, contou Roberta. A Defesa Civil informou que um muro de contenção caiu e que o imóvel ficará interditado até que os donos apresentem profissional para obras. A Avenida Brasil alagou em vários trechos. Em Benfica, houve inundação e interdição de ruas.

O VLT operou com redução de velocidade nos locais de acúmulo de água. Também havia bolsões d’água na Av. Francisco Bicalho, Leopoldina. Em Del Castilho, a policlínica Rodolpho Rocco ficou alagada por causa de vazamento no telhado. Pacientes da pediatria tiveram que ser realocados em lado do salão, informaram funcionários.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a unidade passou por reformas recentes e que o alagamento foi pontual por conta do excesso de água da chuva e por isso a calha não deu vazão. Equipes de manutenção e limpeza resolveram o problema.

Em Niterói, a Defesa Civil local informou que Piratininga foi o bairro mais atingido. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos identificou pontos de alagamento em Santa Rosa, Charitas, São Lourenço e Icaraí. De acordo com a Diretoria de Hidrografia da Marinha, a região costeira da cidade entrou em ressaca às 21h desta terça-feira e segue até as 9h de sexta-feira. A previsão é de ondas de até 2,5 metros.

Você pode gostar