Por clarissa.sardenberg

Rio - A movimentação na cidade e nas estradas do Estado do Rio já é grande para o Carnaval. Um trecho da pista central da Avenida Presidente Vargas está fechado no sentido Candelária por conta do desfile das escolas da Série A no Sambódromo. O Centro de Operações da Prefeitura pede que as pessoas utilizem o transporte público para se locomover. Na Ponte Rio-Niterói é previsto que 1,8 milhões de veículos passem pela pela via, segundo a concessionária Ecoponte.

Nesta sexta-feira e sábado, o volume de carros que utilizam a via deve ficar em torno de 92 mil e 89 mil, respectivamente. Nesta quinta-feira, a via teve o pico de saída para a Região dos Lagos, com 98 mil veículos fazendo a travessia.

São esperados cerca de 608 mil passageiros na Rodoviária Novo Rio neste Carnaval, para viajar em 20.680 ônibus (destes, 5,8 mil horários extras). O dia de maior desembarque no Rio é o sábado, com 37.800 chegadas no terminal. Já na Quarta-feira de Cinzas, 67,4 mil passageiros devem deixar a cidade.

BR-101

Até o dia 5 de março, são previstos 1,2 milhão de veículos na BR-101 / Norte e a divisa com o Espírito Santo, segundo a Autopista Fluminense, que administra a via. Nesta sexta-feira e neste sábado, motoristas contam com uma faixa reversível na pista Espírito Santo, a partir do km 299, pedágio de São Gonçalo, até o início de Itaboraí, no km 291.

Região dos Lagos

Passado o engarrafamento da Ponte Rio-Niterói, a CCR Via-Lagos espera que 503 mil veículos passem pela via até o dia 06 de março, já que a Região dos Lagos é uma das mais procuradas pelos cariocas.

Nesta sexta, são previstos 46 mil veículos na via, mas maior movimento é previsto para este sábado, com passagem de 57 mil. A Polícia Militar vai intensificar o patrulhamento da rodovia durante o Carnaval.

Volta do Carnaval

Para voltar do Carnaval para o Rio, a dica da concessionária é optar por este sábado e domingo. A média será de 72 mil veículos na Ponte no sábado e 75 mil no domingo, seguindo em direção ao Rio.

A maior movimentação e por isso o dia de maior congestionamento, são a Quarta-Feira de Cinzas e a próxima quinta-feira, quando 99 mil e 96 mil pessoas, respectivamente farão a travessia para cehgar ao Rio.

Aeroportos

No Aeroporto Santos Dumont (SDU) são esperados cerca de 320 mil pessoas. Para receber um número maior de passageiros, a Infraero reforçou a climatização do espaço e aumentou em mais 250 o número de carrinhos de bagagem.

O aeroporto Galeão fez uma estimativa que 400 mil passageiros irão embarcar e desembarcar durante o período de Carnaval. Há até um novo espaço carnavalesco no terminal 2, o RIOgaleão Folia, que conta história do Carnaval carioca.

Você pode gostar