Por caio.belandi

São João de Meriti - Meritienses de raiz ou de coração, eles são reconhecidos por onde andam. Em homenagem aos 70 anos de emancipação de São João de Meriti , o DIA reuniu no coração do município, a Praça da Matriz, os famosos da cidade, que são quase um patrimônio da região.

Osvaldo de Andrade Neves, de 73 anos, nascido e criado em São João de Meriti, traz o sorriso no olhar. E são olhos observadores de quem viu a cidade crescer como retratista. Em 1969, ele chegava à Praça da Matriz com uma caixa preta, fixador, revelador e filme. Era um dos primeiros lambe-lambes a trabalhar no local e, desde então, retratou boa parte da população meritiense.

Dilma Melo%2C a famosa baiana de São João de MeritiAlexandre Brum/Agência O Dia

No fim dos anos 90, comprou uma Polaroid, mas há cinco anos usa uma câmera digital. “Nunca deixei de vir um dia sequer em 48 anos, meu cunhado que me ensinou a profissão. Vi muita coisa acontecer nesta praça, de tragédia a alegrias. Vi famílias se formando e voltando para ser fotografada. Sustentei minha família assim e nunca quis sair daqui. É minha casa”. Na rua foi apelidado de antigo lambe-lambe. “Ele é uma relíquia da cidade, todos o conhecem”, disse Abelardo Silva.

Osvaldo de Andrade é um histórico lambe-lambe da cidadeAlexandre Brum/Agência O Dia

Bem perto de Osvaldo, há poucos metros, Dilma Melo, 56, encanta os fregueses com seu tempero baiano. O mesmo encantamento que há quase uma década fizeram da visitante uma cidadã local. Foi amor a primeira vista. “Vim visitar minha irmã e fui cativada pelo aconchego e acolhimento. Juntei minhas coisas em Salvador e vim vender meus acarajés. E não é que deu certo? Agora a Bahia só para passear”, avisou a meritiense de coração e de riso fácil nos lábios. Se ela é famosa na região? Basta perguntar pela baiana de São João de Meriti e não falta quem lhe diga onde encontrá-la.

Você pode gostar