Por caio.belandi

Duque de Caxias - Já dizia Dorival Caymmi: "Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé". E como o ritmo é coisa de gente boa, as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, celebrado no sábado, não poderiam deixar a Baixada de lado. Em Duque de Caxias, a data será lembrada nesta segunda-feira, a partir das 17h, no projeto Samba do Pacificador. A festa em Caxias vai contar com a participação especial do cantor e compositor Xande de Pilares.

Xande de Pilares é a atração do Samba do Pacificador nesta segunda-feiraDivulgação

O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. A data foi escolhida porque o autor de Aquarela do Brasil visitou Salvador pela primeira vez em 2 de dezembro de 1940.

Um dos ritmos mais amados do país tem vários estilos e muitos deles já passaram pelos palcos da cidade de Caxias. Samba enredo, samba partido alto, samba pagode, samba canção, samba carnavalesco, samba exaltação, samba de breque, samba de gafieira, samba rock ou sambalanço são os gêneros mais apreciados. "Eu frequento os sambas na cidade sempre que posso, sou uma apaixonada. Mas um evento de samba para homenagear este ritmo lindo sei que vai ser especial", diz a aposentada Maria de Lourdes da Silva, 63, moradora do bairro Olavo Bilac.

A programação do Dia do Samba vai acontecer dentro do projeto Samba do Pacificador, promovido na primeira segunda-feira do mês. A festa tem hora para começar, mas sem hora de acabar.

Junto com Xande de Pilares, estarão no palco Wantuir de Oliveira, Valéria Lima, Flávia Saolli, Mariano Maia, Andréia Caffé e os grupos Nova Raiz e Samba das Cabeleireiras, além de amigos também consagrados que prestigiam o evento e apresentam seus sucessos.

O evento é gratuito e tem apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo. O show será na Praça do Pacificador, no Centro.

Você pode gostar