Por caio.belandi

Japeri - Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Copa Rio Circuito Fluminense de Parapente vai colorir o céu da Baixada Fluminense. O evento acontecerá no Pico da Coragem, em Japeri. A final terá duas etapas e já tem 63 pilotos registrados.

As provas começam no dia 16, às 9h30, quando as equipes subirão até a rampa. No segundo dia a programação começa no mesmo horário e o resultado sairá às 17h.

Mais de 60 pilotos já estão inscritos na competição que dá acesso direto ao Campeonato BrasileiroDivulgação

Considerado um dos cartões-postais de Japeri, o Pico da Coragem tem, aproximadamente, 520 metros de altura. O espaço é usado pelos amantes de esportes para a prática de voo livre, asa delta e parapente. "É um local agraciado e com excelentes rotas de voo. É um ponto de diversão e atrai tanto os moradores quanto a população de outras cidades. Já virou uma referência para a permanência em voo", diz Afonso Urbieta, o criador da Rampa do Pico da Coragem.

A estrutura para a Copa já está esquematizada. "O Arco Metropolitano vai servir de eixo facilitador para o resgate dos voos. O trecho "Dutra - Japeri" terá esquema de patrulhamento especial durante a competição. O objetivo é buscar desenvolvimento técnico e da segurança do esporte", explica André do Ponte, vice presidente da Federação Carioca de Voo livre (FVLERJ).

A competição é levada a sério. É da Copa Rio Circuito de Parapente que sairá o ranking estadual que dá acesso ao Campeonato Brasileiro.

A inscrição pode ser feita até o dia 15, pelo site www.fvlerj.com.br ou no local, e custa a partir R$ 150. Somente pilotos habilitados, e filiados na Confederação podem participar.

Revitalização

A Prefeitura de Japeri quer construir um teleférico ao redor do Pico da Coragem para transportar os esportistas que hoje precisam subir o local de carro, já que o morro é bastante alto. O teleférico vai ligar a rampa da saída até o local onde os atletas pousam.

Estão nos projetos melhorar o acesso, a sinalização e revitalização da ala norte, bastante usada nos voos. "Vamos começar as obras em janeiro. A tendência aqui é o turismo. Já temos o golfe, a canoagem, além do parapente", afirmou o prefeito Carlos Moraes. 

Você pode gostar