Por lucas.cardoso

Rio - De Pinheiral para os Emirados Árabes Unidos. Um grupo de cinco alunos do Ciep Dom Martinho Schlude, localizado naquela cidade do Sul Fluminense, se prepara para representar o Brasil na final mundial do Desafio Land Rover 4x4, que será realizado em Abu Dhabi, entre os dias 8 e 13 de dezembro.

Os estudantes, de diverasas séries do Ensino Fundamental do Ciep Dom Martinho Schlude, têm entre 15 e 17 anos. Eles conquistaram o direito de participar da final em Abu Dhabi depois de ganharem o título nacional — categoria iniciante — do Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas. A etapa foi no dia 16 de julho em Campinas, São Paulo.

Os estudantes brasileiros que formam a Auto291 vão competir com outras 41 equipes concorrentes. Para eles%2C torneio vai ampliar o currículoDivulgação

Na ocasião, Isabella Nunes, Julia Cardoso Landim, Ygor Ferreira Soares dos Santos, Marco Antônio Oliveira Dias e Pablo Henrique Costa tiveram de criar a empresa fictícia Auto291. Coordenados pelos professores Luciano de Azedias Marins e Douglas Soares, eles precisram construir a carroceria e o sistema elétrico — luzes e sensores de inclinação — de um veículo controlado por rádio e com aptidões para superar os obstáculos de uma pista off-road.

Protótipo

O carrinho da equipe Auto291, aliás, também precisava ser capaz de simular as capacidades de um autêntico 4x4 em tamanho real. Para desenvolver o ‘brinquedinho’, a escola, assim como todas as outras concorrentes, ganhou kit com um protótipo, controle, bateria e carregador.

“A etapa nacional foi muito boa. Tivemos aulas com engenheiros e houve interação entre as equipes em Campinas. Agora, somos a família 291 e nosso objetivo é trazer o título”, destaca, empolgada, a aluna do 3º ano Julia Cardoso Landim, de 17 anos.

Não menos animados com Os estudantes brasileiros que formam a Auto291 vão competir com outras 41 equipes concorrentes. Para eles, torneio vai ampliar o currículo  a ida aos Emirados Árabes estão os alunos Marco Antonio Clélio Oliveira Dias, de 15, e Pablo Henrique Costa, de 16. A dupla, porém, pondera que uma das dificuldades vai ser o idioma. “Maior desafio será desenvolver nosso Inglês para saber dialogar com os outros participantes. Também vamos ter de competir com equipes de primeiro mundo”, vislumbra Marcos Antonio.

No total, a final mundial do Desafio Land Rover 4x4, em Abu Dhabi, vai reunir 42 equipes de vários países. Como ressalta Isabella Nunes de Souza da Cunha, de 16 anos, a principal dificuldade a ser enfrentada pela Auto291 vai ser mesmo no desenvolvimento de alguns componentes do veículo. “Nosso maior desafio é desenvolver um diferencial nos módulos eletrô- nicos e em toda a tecnologia do carro”, acredita ela.

Apesar das dificuldades com relação à construção do protótipo, o estudante Ygor Ferreira Soares dos Santos, 17 anos, acredita que todos terão oportunidade de colher muitos frutos ao participar do torneio. “Vai ser muito bom para o nosso currículo”, avalia ele.

Você pode gostar