Por lucas.cardoso

Rio - Quem disse que farofa é apenas um mero acompanhamento de pratos de dar água na boca? Para as amigas Lidia de Almeida e Renata de Souza Muniz, de Itaperuna, o assunto é muitíssimo sério. Afinal, as duas resolveram encarar o desafio de produzir uma receita exclusiva da iguaria.Assim, há seis meses, a dupla criou a Senhora Farofa — a marca está presente na Feira dos Sabores, uma das atrações do Rio Gastronomia 2017, na Praça Mauá, no Centro do Rio.

Como lembra uma das proprietárias da Senhora Farofa, Lidia Almeida, o objetivo era encontrar uma solução financeira para superar a atual conjuntura econômica. Professora estadual aposentada, ela conta que era preciso combater a crise de frente. “Fomos buscar um trabalho alternativo. Foi quando minha só- cia teve a ideia da produção”, entrega, acrescentando que a amiga estava, na ocasião, desempregada.

A Senhora Farofa também vai marcar presença na merco Noroeste 2017%2C que acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto%2C em ItaperunaDivulgação

Com uma produção artesanal de 1,5 mil potes por mês, Lidia Almeida destaca que o produto é feito com proteí- na de soja não transgênica, cultivada em Goiânia, capital do estado de Goiás. Ainda segundo ela, a farofa leva alho, cebola dourada e especiarias. “Utilizamos farinha especificamente para farofa, o que confere uma ‘crocância’ especial”, valoriza.

De acordo com Lidia Almeida, a intenção da Senhora Farofa é aumentar a produção e conquistar novos mercados, além das cidades de Itaperuna, no Norte Fluminense, e Niterói — nesta, só uma loja vende o produto. Isso porque, conforme ela ressalta, a marca tem sido bem recebida em todas as feiras de produtos artesanais por onde passa. “Estamos vendo a necessidade de uma engenharia de produção para atender a toda uma demanda, principalmente depois da Feira dos Sabores, do Rio Gastronomia 2017. O carioca recebeu muitíssimo bem”, avalia Lidia Almeida.

Você pode gostar